Rio de Janeiro-RJ. História das Barcas da Baía da Guanabara
Muita gente não sabe, mas as barcas Rio x Niterói foram o primeiro sistema de transporte regularizado do Brasil, implementado em outubro de 1835.
Durante esses mais de 180 anos, diversas empresas já operaram o serviço, a mais famosa e a que operou por mais tempo foi a Companhia Cantareira, que ficou de 1889 até 1959, quando estourou a famosa Revolta das Barcas, devido ao mal serviço e ao aumento no preço das tarifas, mostrando assim que essa questão de tarifas abusivas e péssimos serviços não vem de hoje. É um problema recorrente nos transportes brasileiros.
Na foto vemos a barca "Primeira", operada pela Companhia Cantareira, que atuou nas linhas da baía de Guanabara durante o final do século XIX e inicio do século XX.
A página História das Barcas da Baía de Guanabara, se dedica ao estudo desse importante modal que contempla atualmente 4 linhas na baía de Guanabara. Recomendo que curtam e acompanhem.
![]() |
Em 1905, quando esta foto foi batida, a barca "Primeira" já estava em operação há 43 anos. Ela foi inaugurada em 29 de junho de 1862, juntamente com as barcas "Segunda" e "Terceira" (a primeira de seu nome) numa grande cerimônia que contou com a presença de toda Família Imperial e dos mais proeminentes membros da corte.
A embarcação possuía duas proas, capacidade para 300 passageiros e ainda podia transportar cavalos e veículos de tração animal. As três irmãs foram encomendadas por Thomas Rainey, diretor da Companhia Ferry, e em 1889 foram adquiridas pela Companhia Cantareira & Viação Fluminense.
Uma curiosidade: a "Primeira" foi a barca que fez o traslado entre o Cais Pharoux e a Ilha Fiscal na noite de 9 de novembro de 1889, durante o famoso Baile da Ilha Fiscal, que marcou o fim da monarquia brasileira. A barca até mesmo figurou na famosa pintura mural de Aurélio de Figueiredo que retratou a festança.
Fonte: Página Facebook Museu Virtual dos Transportes Públicos
Por Atilio Flegner
Comentários
Postar um comentário