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Mostrando postagens de julho 9, 2018

Complexo Fepasa: um patrimônio adormecido

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16 de fevereiro de 1867. Há 151 anos, a São Paulo Railway inaugurava em Jundiaí a estação que interligaria Campinas, São Paulo e Santos para escoamento da produção de café e açúcar. Nascia, naquele momento, o complexo que já no fim do século 20 seria conhecido pelos jundiaienses como Complexo Fepasa. Um gigante de 112 mil metros quadrados de área, 35 edifícios e uma história tão rica que talvez merecesse mais atenção do cidadão. Jundiaí, 8 de julho de 2018. Embora utilizado desde 2017 pela Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí, o local que hoje traz em média mil usuários por semana (eram nulos anteriormente) abre todos os dias, mas ainda engatinha na ocupação de todos os espaços. O investimento necessário para a restauração completa é muito alto. Dentro do Complexo, hoje, estão instaladas a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Campus Jundiaí, a unidade municipal do Poupatempo, Fumas, Departamento de Patrimônio Histórico, Centro de Memória de Jundiaí, Museu da Cia. Pau

Em dois meses, 19 mil motoristas de Teresina foram multados por invadir faixa de ônibus

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Em pouco mais de dois meses, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) registrou mais de 19 mil multas de trânsito por invasão das faixas e corredores exclusivos para o tráfego de ônibus. Essas multas foram aplicadas tanto para condutores de carros como de motos, já que a faixa é exclusiva para os ônibus (mas aceita a circulação de táxis e transporte escolar). As câmeras nas faixas estão localizadas a cada 250 e 300 metros e quando a leitura é feita em dois pontos a multa é aplicada. Isso indica que a pessoa não invadiu a faixa para fazer a conversão, já que insistiu em trafegar por ela. Todas as faixas e corredores de ônibus de Teresina são fiscalizados pela Strans. A faixa exclusiva é preferencial para os ônibus para dar mais fluidez ao trânsito e também para reduzir o tempo gasto nas viagens. Elas são sinalizadas no próprio asfalto e com placas. Alyne Sousa Costa é gerente de gestão de trânsito e ressalta que não se trata de desconhecimento, mas de resis

BYD vende 100 ônibus elétricos para Santiago do Chile

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É a maior encomenda de ônibus totalmente elétricos das Américas: 100 veículos modelo K9FE serão entregues pela BYD, gigante global pioneira em soluções de energia limpa, para operar no Transantiago, sistema de transporte público da região metropolitana da capital do Chile. Os veículos levarão a mais recente tecnologia em baterias BYD, e passarão a circular no país até o final de novembro próximo. A empresa chinesa explica ainda que a operação conta com a colaboração da distribuidora de energia Enel. A incorporação dos e-buses ao Transantiago faz do Chile um dos pioneiros da mobilidade elétrica urbana na América Latina, servindo de modelo para outros mercados. A nova frota de 100 e-buses vai operar nas principais avenidas de Santiago, como Grecia, Vicuña Mackenna e Alameda. A porta-voz da BYD Chile, Tamara Berríos, afirmou que “ operar um ônibus 100% elétrico da BYD é equivalente a reduzir as emissões de carbono de 33 carros. Além disso, os ônibus 100% elétricos da BYD são se