O secretário municipal de transportes Carlos Roberto Osório afirmou, em audiência pública sobre o orçamento de 2014, que a Prefeitura não trabalha mais com a lógica rodoviária e está investindo em outros modais de transportes. Entretanto, ele mesmo defendeu durante a sessão os investimentos em 4 corredores de BRTs, sendo três deles com ponto final no terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. A declaração do secretário é contraditória. Embora seja mais moderno que um ônibus comum, o BRT continua sendo um… ônibus! O exemplo de Curitiba, pioneira na implantação desse sistema, demonstra que o aumento de usuários no sistema (No Rio, segundo Osório, 4 milhões de viagens são feitas em ônibus todos os dias) e a complexidade dos desafios de trânsito indicam que o caminho é o metrô. Na capital paranaense, os BRTs estão sendo sistematicamente trocados por metrô - e Curitiba tem, segundo o censo de 2010, 1,7 milhão de habitantes contra os mais de 6 milhões que moram no Rio. A cidade deve