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Mostrando postagens de novembro 20, 2017

Rio de Janeiro-RJ. BRT: mais um 'legado' que chega ao ponto final

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Um ano depois da Olimpíada no Rio, e três após a Copa do Mundo, o legado dos grandes eventos esportivos continua sendo uma decepção para os cariocas que, na época, ansiavam melhorias na infraestrutura da cidade. Uma das principais promessas do então prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o BRT, poderá inclusive ter que fechar 22 estações do corredor Transoeste, que custou R$ 100 milhões aos cofres públicos, prejudicando diretamente mais de 30 mil passageiros e evidenciando uma grave falha de planejamento. Os motivos, segundo o consórcio que administra o sistema, são a falta de segurança nas estações, que acabam depredadas, e o grande número de pessoas que entram nos ônibus sem pagar. O sistema BRT é formado por ônibus articulados que trafegam por três corredores expressos e só param nas estações. Nesse sistema, os passageiros pagam previamente o bilhete. Atualmente, os três corredores – Transoeste, Transolímpica e Transcarioca – transportam 380 mil passageiros por dia. Só o T

São Paulo-SP. Como seria a cidade se projetos de urbanismo tivessem saído do papel?

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No sexto andar do histórico Edifício Martinelli, no centro de São Paulo, dois funcionários de meia-idade cuidam das prateleiras empoeiradas e abarrotadas de papéis do arquivo da SPUrbanismo - a empresa pública de promoção de ações de planejamento e desenvolvimento urbano. No cubículo jazem calhamaços de imagens, plantas e textos descrevendo a cidade que poderia ter sido – projetos de arquitetura e urbanismo encomendados, aprovados e até pagos por sucessivas administrações municipais, mas que nunca saíram do papel. Os planos arquivados na repartição datam desde a década de 1970, quando foi criada a Emurb (antiga empresa de urbanismo que foi substituída pela SPUrbanismo). Há desde visões recentes de uma cidade mais arborizada e com transporte mais eficiente a sonhos modernistas criados por nomes como Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas, passando por projetos de metrópole ainda mais voltados para o trânsito de carros, da época do prefeito Faria Lima (1965-1969). "São Paulo se