Transcarioca na cidade do Rio de Janeiro e seus impactos para os bairros da Zona da Leopodina
Previsto para ser concluído no final do ano de 2013, a Transcarioca cortará alguns bairros na Zona da Leopodina (Penha Circular, Penha, Olaria e Ramos), porém seu projeto esta enfrentando forte resistência da população local . Primeira polêmica foi com relação a mudança do traçado, com a modificação do projeto, ocorrerão várias desapropriações de imóveis e comércios, o prejuízo maior será para o bairro de Ramos. Fazendo um levantamento histórico do bairro, Ramos se desenvolveu a partir de 1868 com a construção da Estrada de Ferro (Estrada de Ferro Leopoldina) por Dom Pedro II, na época a região pertencia a uma fazenda sob o controla do capitão José Fonseca Ramos. No inicio do século XX a região foi urbanizada pelo engenheiro Joaquim Vieira Ferreira Sobrinho, que, por volta de 1910 , fundou a Vila Gérson e a escola Gérson. O bairro ficou famoso também pelas agremiações carnavalescas, com a Escola de Samba Imperatriz Leopodinense e pela Grêmio Recreativo Cacique de Ramos, fundado