Postagens

Mostrando postagens de outubro 15, 2018

Paraná. CMTU apresenta diretrizes para nova concessão do transporte coletivo em Londrina

Imagem
Foto: Divulgação A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) tem discutido novas diretrizes para as empresas que assumirem a concessão do transporte coletivo de Londrina. A opção pela não renovação do atual contrato com a TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina) e a Londrisul - empresas que administram o serviço desde 2004 - foi feita pelo Executivo em agosto. A atual concessão vence em janeiro de 2019. Em uma audiência pública realizada na noite de quarta-feira (3), a companhia apresentou uma nova divisão entre as áreas de abrangência das concessionárias. Pela legislação, o serviço opera em dois lotes. Atualmente, a área um, de responsabilidade da TCGL, cobre 83% do território, e a área dois, gerenciada pela Londrisul, 17%. Nas novas diretrizes apresentadas, a dupla divisão seria mantida, mas menos discrepante: 66% para o lote um e 34% para o lote dois. Outro ponto discutido foi a configuração de uma idade máxima para a frota, com 12 anos para os veículos art

Rio de Janeiro-RJ. Investimentos caem em 2019, e prefeitura e estado priorizam Transbrasil e trens

Imagem
Foto: Marcelo Régua / Agência O Globo Todos os dias, a gari Ione Barbosa, de 52 anos, leva duas horas entre o trabalho, no Rio, e a sua casa, em Nova Iguaçu. A viagem é feita com atrasos, composições lotadas e baixa velocidade — reclamações de Ione há uma década, desde que começou a usar os trens. No ano que vem, o meio de transporte utilizado pela gari será o principal foco individual de investimento do governo do estado. No caso da prefeitura, que também prioriza a mobilidade, o maior gasto isolado será com as obras do BRT Transbrasil. Mas isso não quer dizer que a situação vai melhorar muito. Levantamento feito pelo GLOBO, a partir de dados das propostas de lei orçamentárias de 2019 de estado e município, mostra que os recursos para investimento serão curtos. E boa parte está comprometida com projetos em andamento, de exercícios anteriores. Como um todo, as verbas planejadas para investimentos caem, se comparadas as leis orçamentárias em vigor com as propostas para 2019.

Brasília-DF. Superlotado e com falhas, metrô do DF está longe de entrar nos trilhos

Imagem
Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles A população do Distrito Federal tem utilizado cada vez mais o metrô. O turbulento cenário econômico do Brasil, as sucessivas altas nos preços dos combustíveis e recorrentes paralisações de funcionários do combalido sistema rodoviário, entre outros fatores, segundo especialistas, explicam o aumento de 12,9% no número de passageiros, desde 2015. Apesar disso, não houve, no período, melhorias capazes de acompanhar a curva de crescimento da demanda. Em média, 162,5 mil pessoas usam o transporte de trilhos na capital do país diariamente, de acordo com dados da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF). No dia de maior movimento do ano, que aconteceu em setembro, o número atingiu 175,5 mil usuários. Em 2015, 144 mil utilizavam esse meio para se locomover. Os investimentos em manutenção também apresentaram incremento: cinco vezes em 2017 comparado às aplicações de 2013 a 2016. O aporte saltou de R$ 4,5 milhões anuais para R$ 22,2 milhões. Entretanto, proble

Rio de Janeiro-RJ. Penha Rio já colocou seus novos carros na rua

Imagem
A Viação Penha Rio já está colocando alguns de seus veículos despadronizados nas ruas. Eles estão na linha 630(IAPI da Penha x Saens Pena). Créditos: Th Moura