Rio - Para que todos os oito BRTs esperados para a Baixada e o Leste Fluminense até 2018 saiam do papel, serão necessários investimentos de, pelo menos, R$ 2,75 bilhões. A estimativa é da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros), que propõe ainda, em parceria com a Câmara de Integração Governamental do Rio, a criação de faixas exclusivas para ônibus na Ponte Rio-Niterói e no Arco Metropolitano, como O DIA antecipou na segunda-feira. Os gastos previstos para estes dois empreendimentos ainda não foram orçados. A expectativa é de que os oito primeiros atendam a uma demanda diária de 683 mil passageiros, o que possibilitaria a retirada de 1.015 ônibus das ruas. Os corredores somam aproximadamente 450 quilômetros. No congresso internacional Etransport, realizado até sexta no Riocentro, a Fetranspor detalhou as rodovias que devem ser contempladas com as pistas exclusivas para ônibus. Para a Baixada Fluminense, há previsão de BRTs na Dutra, Via Light e Rodovia ...