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Mostrando postagens de outubro 30, 2017

Ônibus sem motorista estreia na Alemanha

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Um ônibus sem motorista fez sua estreia nesta quarta-feira (25/10) na Alemanha, ao deixar seus primeiros passageiros em Bad Birnach, no estado da Baviera. A rota, de oito minutos, vai das fontes termais da cidade até a área central e estação ferroviária. O ônibus EZ10 tem seis lugares sentados e seis para passageiros de pé. O passeio é gratuito. É a primeira vez que um ônibus de direção autônoma é incorporado ao sistema de transporte público na Alemanha. Entre os passageiros da viagem de estreia estava Richard Lutz, presidente da Deutsche Bahn, a poderosa companhia ferroviária alemã por trás do projeto piloto. "Acabamos de andar de forma totalmente autônoma em direção a uma nova era de transporte", afirmou Lutz depois da primeira viagem. O veículo foi desenvolvido pela start-up francesa EasyMile. Ele está equipado com sensores que podem detectar obstáculos e ativar os freios. Em Bad Birnach, o veículo se move ao longo de uma rota pré-programada

Rio de Janeiro-RJ. Linhas ditas totalmente refrigeradas pela prefeitura não têm todos os ônibus com ar

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Foto: Marcelle Carvalho Uma planilha da Prefeitura do Rio, atualizada no último dia 23, a respeito das condições em que circulam os ônibus na cidade, deu o que falar entre os usuários do transporte público. Publicados ontem pelo EXTRA, os dados — que podem ser encontrados no site da prefeitura — indicam algumas linhas de ônibus com 100% da frota climatizada. Passageiros, no entanto, reclamam nunca terem visto um ônibus sequer com ar circulando em tais linhas. — Hoje (ontem) mesmo, peguei um 497 (Penha-Cosme Velho) sem ar — relata o operador de sistemas de segurança Wander Faria, de 38 anos. O garçom Edem de Carvalho, de 45 anos faz coro: — Essa linha não está 100% climatizada de jeito nenhum! Sou usuário regular dela. Parece historinha essa coisa do ar-condicionado... O problema dos quentões não é exclusividade de uma ou outra região da cidade. Nenhum dos quatro consórcios que circulam no Rio têm a frota climatizada por inteiro. Quem sente na pele são usuários como Renat

Resolução da prefeitura permite que vans circulem livremente nas zonas Norte e Oeste do Rio

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Uma nova resolução da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, sancionada pelo prefeito Marcelo Crivella, permite que vans possam circular pelas zonas Norte e Oeste da cidade livremente, sem a obrigação de cumprirem o trajeto previsto em contrato. Elas estão autorizadas a fazer o mesmo caminho das linhas de ônibus. De acordo com a resolução, nos próximos três meses as vans das zonas Norte e Oeste podem circular pelo caminho que acharem melhor desde que respeitem a seguinte regra: cada van só pode andar dentro da área de planejamento que foi definida na licitação. Uma van que podia fazer um caminho determinado pela  Zona Norte, por exemplo, pode fazer agora qualquer caminho dentro desta região. A regra vale até o fim de janeiro, enquanto uma comissão criada por técnicos da Prefeitura do Rio e por permissionários de vans discute alguns pedidos de mudanças nos itinerários oficiais. A decisão também tirou os efeitos de uma decisão do fim do ano passado, que d

Linha 5-Lilás deverá estrear operação comercial em 10 estações no dia 6 de novembro

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Se tudo correr bem, a  Linha 5-Lilás  deverá passar a contar com 10 estações operando em horário comercial (4h40 às 0h00) a partir do dia 6 de novembro, uma segunda-feira. A data exata em que as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin passarão a funcionar para valer ainda não é certa, mas foi revelada pela diretoria de operações na semana passada a alguns blogs que cobrem o setor. Hoje as três estações, abertas no dia 6 de setembro, operam de forma limitada, entre 10h e 15h e sem pagamento de passagem. O Metrô já havia informado que a operação comercial, quando os trens seguirão por todas as 10 estações e será cobrada a tarifa em qualquer uma delas,  ocorreria na primeira quinzena de novembro . Segundo o blog ouviu de funcionários, o teste realizado na linha neste domingo (29) e que interrompeu o serviço até 17 horas, seria crucial para que o software do CBTC (sistema de controle de trens) fosse experimentado em sua nova versão que inclui as três estações. Hoje operam

Internacional. Argentina recupera o trem Roca, entre City Bell e La Plata

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O serviço suburbano da linha Roca, entre City Bell e La Plata, começou a funcionar novamente após dois anos de pausa para eletrificação da via, e dentro do ambicioso projeto do governo para a modernização das ferrovias na Argentina, projeto financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento por um valor estimado em mais de 800 milhões reais.   O trecho City Bell – La Plata era o que faltava para voltar a unir Buenos Aires desde Constitucion com La Plata, após cerca de dois anos de intervenção e obras de eletrificação no percurso de 52 Km. A via agora completamente eletrificada passou a ser percorrida em uma hora e doze minutos, vinte minutos a menos que o tempo necessário antes das obras de modernização. A frequência do serviço para a linha que será utilizada por mais de 150 000 passageiros por dia será de trinta minutos, e trens curtos a cada quinze minutos até Berazategui. As novas unidades são equipadas com ar condicionado e portas automáticas Responsáveis pelo p

Ecoponte iniciará construção da alça de ligação da Ponte com a Linha Vermelha

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Trecho terá 2,5 km de extensão e duas faixas de rolamento A concessionária Ecoponte irá iniciar em janeiro de 2018 as obras da alça de Ligação da Ponte com a Linha Vermelha, que sairá da Reta do Cais, na altura do pórtico 3, e seguirá a partir do Arsenal de Guerra do Exército com conexão à Linha Vermelha na altura do Parque Alegria. O trecho terá 2,5 km de extensão em trecho elevado, duas faixas de rolamento, e deverá gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos. Inicialmente, conforme previsto no edital de concessão da Ponte, o traçado da Alça passava pelo Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), e previa a remoção de diversos túmulos, e desapropriação de 300 imóveis. A concessionária realizou novos estudos, promoveu ajustes e desenvolveu novo traçado, já autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O novo traçado, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio e ANTT, provocará impacto social mínimo, pois reduzirá substancialmen