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Mostrando postagens de setembro 16, 2014

Ônibus no Brasil: Ônibus com motor dianteiro poderá ser proibido

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A Câmara analisa o Projeto de Lei 6946/13, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que proíbe o uso de ônibus com motor dianteiro para transporte coletivo de passageiros. A proposta veda a compra, pelas concessionárias, por ônibus com motor na frente. Os ônibus com essas características devem ser substituídos, gradativamente, por outros com motor traseiro ou central. Uma pesquisa feita pelo Ministério Público do Distrito Federal, citada pelo deputado, mostrou que 45% de 15 mil motoristas e cobradores do transporte público da capital federal apresentavam perda auditiva. O motivo é o alto barulho do motor que fica ao lado do motorista em 98% dos ônibus que transitam pela cidade. Além do barulho, o motor tem vibrações e emana muito calor, o que pode prejudicar a saúde dos rodoviários. O deputado afirmou que, nos últimos 11 anos, quase cinco mil rodoviários pediram licença do trabalho e alguns até se aposentaram por invalidez. “A maior concentração de peso próxima ao eixo de tração é

Niterói-RJ: Niterói será a primeira cidade da América Latina a oferecer sistema BHLS

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Se tudo correr dentro do programado, em breve Niterói será a primeira cidade da América Latina a oferecer o sistema BHLS  (sigla para definir Ônibus de Serviço de Alto Nível, em inglês), que já existe na Europa desde a década de 1980. Junto com a construção da TransOceânica e a modernização da Região Central, o projeto faz parte de um plano ousado em transformar a cidade em referência nos próximos anos. De acordo com a reportagem do Jornal O Dia, para a criação do serviço de alto nível, serão gastos R$ 310 milhões.  Os ônibus do BHLS apresentam algumas diferenças do que atualmente transitam pela cidade: são menores e mais baixos, refrigerados, com portas em ambas as laterais e podem oferecer sinal para internet banda larga. Além de mais conforto, o BHLS permite, ainda, mais agilidade no trânsito, devido a um sistema especial de sinalização que prolonga o tempo do sinal à medida que o veículo vai se aproximando. Outra particularidade é que os ônibus do BHLS podem circular tanto pel