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Mostrando postagens de abril 20, 2019

Patinete elétrico chega a 10 capitais, mas ainda não há regulamentação

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Em menos de um ano, os patinetes elétricos chegaram a pelo menos 13 cidades brasileiras - 10 delas, capitais -, e hoje apenas a Região Norte não conta com o serviço. As prefeituras, no entanto, não acompanharam a velocidade com que as empresas entraram nos municípios e, enquanto as operadoras atuam sem pagar pelo uso das vias, as gestões discutem regras do equipamento no espaço público. Os patinetes elétricos já estão nas capitais São Paulo, Rio, Florianópolis, Goiânia, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Vitória, além dos municípios paulistas de Santos, Campinas e São José dos Campos. São Paulo foi a primeira cidade brasileira a ter as ruas invadidas pelos patinetes compartilhados, em agosto, mas a expansão País afora ganhou força mesmo no início do ano. Pela lei, os equipamentos não podem passar de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas e de 6 km/h nas calçadas, segundo regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém, cabe aos órgãos e às entid

Internacional. Tradicional avenida de Buenos Aires ganha trecho para pedestres

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Crianças saindo correndo da tradicional El Vesuvio, com um sorriso no rosto e um sorvete na mão, para encontrar os pais sentados do outro lado da calçada. Grupos de turistas tirando selfies no meio da avenida com o Obelisco ao fundo, filas para os antigos cinemas, como o Lorca, se estendendo sobre a via. Casais e idosos andando onde pouco antes transitavam carros, apenas a passeio ou a caminho de teatros, como o San Martín, ou de restaurantes históricos, como o Güerrin, o Palacio de la Papa Frita e Los Inmortales. Cenas que seriam impossíveis até pouco tempo atrás agora são realidade. Para recuperar a boemia que sempre marcou a avenida Corrientes, com seus teatros, cafés antigos, livrarias abertas até a madrugada, cinemas e pizzarias, a prefeitura de Buenos Aires resolveu tomar uma decisão. Entre 19h e 2h da manhã, diariamente, o trecho mais culturalmente relevante da Corrientes —da esquina da avenida Callao até a 9 de Julio— tem parte das faixas reservada apenas p

CPTM amplia três serviços aos passageiros no primeiro trimestre

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Já foram três meses de trabalhos intensos na CPTM para melhorar a oferta de transporte à população. Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do Alto Tietê, a CPTM fez as obras de energia para implantar de forma integral o Expresso Leste-Mogi, na Linha 11-Coral. Isso quer dizer que as viagens da Estação da Luz a Estudantes podem ser feitas sem transferência em Guaianases em todo o horário comercial. A medida deve beneficiar ao menos 230 mil pessoas, público que atualmente já utiliza o trecho. Também foi atendido o pedido da população para ampliar o serviço Connect. Desde o dia 2 de abril, a CPTM oferece mais viagens entre as estações Engenheiro Goulart e Brás na Linha 13-Jade, sem precisar fazer transferência na Linha 12-Safira. Pensando em quem vai da região do ABC ao Centro de São Paulo para se divertir e fazer compras aos sábados, nasceu o projeto do Expresso Linha 10+. O serviço, na Linha 10-Turquesa, sai da estação Santo André e vai até a Luz, todos os sá