Postagens

Mostrando postagens de julho 10, 2016

Santa Maria, Paranapuan e Rubanil. Empresas de ônibus sofrem com a crise

Imagem
 Três empresas que operam 40 linhas de ônibus nas zonas Norte e Oeste e no Centro do Rio correm o risco de fechar às vésperas da Olimpíada. São elas a Viação Rubanil, a Transportes Santa Maria e a Transportes Paranapuan, que atendem 350 mil passageiros por dia. As informações são do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sintraturb Rio), que teme a extinção de 4 mil empregos. Seis companhias do setor fecharam as portas desde abril de 2015, alegando motivos como perda de passageiros em meio à crise na economia e a concorrência com vans piratas. Paranapuan. Foto: Ygor Alvarez O vice-presidente do Sintraturb, Sebastião José da Silva, afirma que foi informado pelo Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, que as três companhias estão em “estado terminal”, com sérios problemas financeiros e, por isso, não conseguem honrar compromissos trabalhistas. Segundo o sindicalista, fecharam mais empresas de ônibus em um ano, no Rio, do que nos últimos 35 anos, quando apenas c

APRESENTAÇÃO DO NOVO BUSSCAR URBANUSS PLUSS BRT S5 K320CNG

Imagem
Fotos de William Francisco

Brasil. Agora é lei: os ônibus antigos têm um dia só deles para ser comemorado por entusiastas e saudosistas

Imagem
Uma excelente notícia para quem gosta de transportes coletivos, ônibus e história em geral, já que a história dos transportes é totalmente contextualizada com as conjunturas sociais, econômicas e comportamentais de diversas épocas: O Governo do Estado aprovou Projeto de Lei que instituiu o “ Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus ”. A Lei estadual 14.145 de 2010 foi sancionada pelo governador Alberto Goldman em 16 de junho. A data para comemorar a contribuição que os ônibus deram e ainda dão ao crescimento urbano, econômico e social é 30 de novembro. Vale ressaltar que o ônibus foi o único modal de transporte coletivo flexível para acompanhar a forma como se deu o desenvolvimento, muitas vezes desorganizado, das áreas urbanas brasileiras. O crescimento foi muito rápido. As áreas onde se instalaram as primeiras fábricas e comércios sem as características rurais, normalmente no entorno das linhas férreas, se tornavam muito caras. O número de pessoas em busca d