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Mostrando postagens de novembro 23, 2018

São Paulo-SP. Doria cogita retomar obras da linha 6 do metrô de SP sem parceria privada

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Divulgação: Viatrolebus Entusiasta de concessões e privatizações, o governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), cogita dispensar o modelo de PPP (Parceria Público-Privada) e adotar contratos convencionais para retomar as obras da linha 6-laranja do Metrô. A linha, com 15 km e 15 estações, é prometida há dez anos, mas foi paralisada após entrave na PPP. A construção, iniciada em 2013, já consumiu R$ 1,7 bilhão em obras (41% em recursos do estado) e R$ 984 milhões em desapropriações. O custo para finalizar as obras deve ultrapassar R$ 9 bilhões —valor que ainda pode aumentar após atualizações. Anunciada em 2008, na gestão José Serra (PSDB), a linha 6 do Metrô chegou a ser prevista para 2012 e, após a assinatura do contrato, para 2018. Ela era exaltada pelo governo como a primeira PPP no Brasil responsável tanto pela construção como pela futura administração do metrô —para operar a linha por 25 anos. O percurso entre a Brasilândia (zona norte) e a Liberdade (centro)

São Paulo-SP. Com bloqueio na Marginal do Pinheiros, serviços oferecem mais bicicletas

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Os serviços de compartilhamento e aluguel de bicicletas da cidade de São Paulo estão reforçando a oferta diante do bloqueio na Marginal do Pinheiros, que ocorre em razão do viaduto que cedeu na quinta-feira, 15. As empresas e a Prefeitura constataram um aumento na demanda por bicicletas e associaram isso a alternativas buscadas pelos cidadãos para fugir dos engarrafamentos nas zonas sul e oeste. O Bike Sampa informou nesta quinta-feira, 22, que mais 500 bicicletas estarão à disposição nos pontos espalhados pela região. “A iniciativa acontece para suprir a maior demanda constatada na última quarta, 21, com o aumento de uso em 50% nas estações do entorno da Marginal Pinheiros, linhas Lilás e Amarela do Metrô e Esmeralda da CPTM, região afetada pela interdição do viaduto que cedeu na madrugada da última quinta-feira”, informou em nota. Segundo a empresa, a tendência foi a mesma observada quando ocorreu a paralisação dos caminhoneiros, em maio: o paulistano procurou outras opções de

Rio de Janeiro-RJ. Começam os testes da Linha 3 do VLT

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Foto: Divulgação/VLT Carioca A Prefeitura do Rio deu início aos testes dinâmicos para preparar a operação da linha 3, último trecho previsto no sistema do VLT Carioca. A nova linha ligará a Central do Brasil ao Santos Dumont via avenidas Marechal Floriano e Rio Branco, com intervalos de 7 minutos entre trens. Serão três novas paradas e trechos compartilhados com as linhas 1 e 2, permitindo a redução de intervalos para 3,5 minutos na região da Central e na Rio Branco. No momento, os testes sem passageiros serão concentrados na Av. Marechal Floriano, entre a área do Palácio Itamaraty e a Igreja de Santa Rita. Como em todas as fases pré-operacionais, a Concessionária do VLT Carioca conduzirá a progressão das movimentações de forma gradual. O cronograma prevê a evolução dos testes durante a primeira quinzena de dezembro. Durante este período, já é necessário que a população esteja atenta à circulação do VLT na região. Faixas alertam para a passagem dos veículos, e é fundame