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Mostrando postagens de julho 7, 2019

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC

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O governo do Estado reservou R$ 20 milhões do orçamento para a execução do projeto funcional da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará o bairro da Lapa, Zona Oeste da Capital, ao Rudge Ramos, em São Bernardo, e há perspectiva de, iniciadas as obras, em até cinco anos existir ligação do ramal com a Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). A informação foi repassada pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). O tucano esteve presente no anúncio do resgate do estudo do modal, na quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, ao lado do governador João Doria (PSDB), do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e de outros prefeitos da região. Em 2012, o governo do Estado incluiu a Linha 20-Rosa no plano diretor de expansão do Metrô. O ramal tem 25 quilômetros e demanda investimento de R$ 10,1 bilhões. São Bernardo seria contemplada por três estações – Afonsina (que fará interligação com a Linha 18-Bronze, via BRT, o corredor de

Passageiros abandonam o transporte coletivo em Santos

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Em 1939, os bondes em Santos transportavam 66 milhões de passageiros por ano, quando a Cidade tinha 165 mil habitantes. Hoje, passados 80 anos e com uma população quase três vezes maior, o número de cidadãos que circulam nos coletivos caiu 33%. No ano passado,45 mil pessoas utilizaram os ônibus na Cidade. O cenário do transporte mudou de um século para o outro, com mais carros circulando – Santos é uma das cidades com maior número de veículos, com um carro para cada 2,98 santistas –, motos, opções de táxi, carros por aplicativo, bicicletas e patinetes. Mas congestionamentos cada vez mais constantes refletem que a opção pelo transporte individual segue o fluxo contrário da mobilidade urbana. Para o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Rogério Vilani, a principal causa da redução do número de passageiros dos coletivos e seletivos na Cidade está atrelada à crise e à falta de empregos. "O que dá mais consistência ao transporte público é o emprego forma