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Mostrando postagens de maio 20, 2018

Nova Iguaçu-RJ. Ônibus oriundo a Verdun foi visto na garagem da São José

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Divulgação: Facebook.  Uma foto de um ônibus que pertencia a Viação Verdun, foi flagrado na garagem da empresa da Viação São José de Nova Iguaçu. Ainda não há informações do motivo que levou ao deslocamento do veículo do Rio de Janeiro para a garagem da São José em Nova Iguaçu.

Internacional. Hamburgo instala placas e deve ser 1ª grande cidade alemã a banir carros a diesel

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A cidade de Hamb urgo, na Alemanha, começou a instalar nesta semana cerca de 100 placas de trânsito para avisar que veículos movidos a diesel estão banidos de trafegar em certas ruas do centro, segundo informações da agência Reuters. A medida deve entrar em vigor até o final deste mês e ficarão proibidos os modelos que não atendem ao conjunto de regras de emissão de poluentes chamado "Euro 5", que foi adotado em 2009 na Europa e em 2012 no Brasil. No entanto, a cidade ainda aguarda decisão da Justiça alemã para vetar uma quantidade ainda maior de veículos subindo a exigência para o "Euro 6". O Euro 6 exige níveis de poluição ainda menores e está em vigor desde 2014 na Europa (no Brasil ainda não há definição sobre o endurecimento das exigências). As vendas de carrros movidos a diesel caíram na Europa e, mais drasticamente, nos Estados Unidos. Cidades como Paris, Madri, Atenas e Cidade do México também têm planos de banir veículos a diesel até 2025. As f

Justiça mantém determinação do Procon/MA que obriga empresas de ônibus a afixarem adesivos com data de fabricação

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A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís negou mandado de segurança ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) que pretendia tornar nula a determinação do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), editada em 2016, para que todas as empresas de transporte afiliadas afixassem adesivos informativos com a data de fabricação nos ônibus de transporte coletivo. Com a decisão, definida esta semana, permanece válida a norma, determinando que a informação fique exposta no para-brisa do lado direito do motorista, de modo que o consumidor possa identificar e ser informado antes mesmo do embarque. O SET alegava que não competia ao Procon/MA legislar sobre layout e características externas de veículo coletivo, pelo fato de haver norma municipal lavrada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) que legisla sobre esse tema. Além disso, o Sindicato declarava a ineficiência da Portaria do

Florianópolis-SC. Ufsc sedia seminário sobre transporte coletivo nesta segunda (21)

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Nesta segunda-feira (21), o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC reúne técnicos e pesquisadores no Seminário Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) para debater sobre o papel do transporte coletivo na mobilidade urbana e apresentar soluções para a região. O encontro ocorrerá das 13h30min às 18h, no auditório Teixeirão, na UFSC, com apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). Durante a tarde serão apresentados estudos e propostas relacionados à acessibilidade espacial, benefícios da nova proposta de transporte integrado da Região Metropolitana e a experiência semelhante ocorrida em Lisboa com palestra do professor catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa Fernando Nunes da Silva. Outro tema em discussão será a redução da emissão de poluentes e melhorias para a saúde pública, tema da apresentação do coordenador do Grupo de Trabalho de Transporte Limpo e Energias Renováveis do

São Paulo-SP. Monotrilho de Alckmin para ligar Morumbi a Congonhas dará prejuízo

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O Metrô de São Paulo, ligado ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), prevê que a operação do monotrilho no trajeto da estação Morumbi da CPTM ao aeroporto de Congonhas será deficitária. Na prática, os custos para manter os trens circulando serão muito maiores do que a receita das bilheterias. Esse monotrilho é a chamada linha 17-ouro, que, após atrasos, agora é prevista para dezembro de 2019, com demanda estimada de 185 mil usuários por dia ao longo de 7,7 km e oito estações. O Metrô estima um custo de operação de R$ 6,71 por passageiro, muito acima do preço atual da tarifa da rede, de R$ 3,80. O Estado, para efeito de comparação, paga R$ 4,03 por usuário à concessionária da linha 4-amarela. O futuro prejuízo do monotrilho é usado pela gestão Alckmin como justificativa para sua inclusão em um pacote de concessão à iniciativa privada junto com a linha 5-lilás –que poderá ser lucrativa, de modo a compensar as perdas com a linha 17-ouro. O contrato tem lance mínimo de R$ 189 milhões

Rio de Janeiro-RJ. 12 empresas de ônibus que operam linhas na cidade acumulam dívidas

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Uma dívida de R$ 90 milhões em impostos poderá levar à exclusão de 12 das 37 empresas que operam linhas de ônibus no Rio (32,4% do total). Isso porque uma das cláusulas do acordo que a prefeitura fechou com os quatro consórcios do setor, para pôr fim a disputas judiciais em torno do valor das tarifas, prevê que todas as empresas precisarão comprovar que estão em dia com o Fisco. TRÊS MESES PARA PAGAR O acordo ainda precisa ser homologado pela Justiça. Não há prazo para o juiz em exercício na 15ª Vara de Fazenda Pública, Luiz Otávio Barion, avaliar a proposta. Pelo acordo, o município autoriza aumento das passagens de R$ 3,60 para R$ 4 (11,1%) e a circulação de veículos com até nove anos de fabricação — um a mais que o limite atual. E estabelece novo cronograma para a climatização da frota. Até 30 de setembro de 2020, todos os ônibus deverão ter ar-condicionado, quase quatro anos após o prazo original (dezembro de 2016). Após a ratificação do acordo na Justiça, as empresas terã