Postagens

Mostrando postagens de abril 30, 2013

20 anos da extinção do trecho ferroviário circular da Pavuna na cidade do Rio de Janeiro

Imagem
Em 1993, foi desativado o trecho que era conhecido como trecho ferroviário circular da Pavuna. Na época circulavam os trens urbanos da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) que saiam do centro da cidade do Rio de Janeiro como destino ao município de Belford Roxo na Baixada Fluminense. O trens realizavam paradas nas estações São Mateus, Engenheiro Belford e São João de Meriti. Hoje o que restou apenas foi a antiga fachada da estação São Mateus, parte do trecho que restou, sai de Costa Barros, cortando alguns bairros como Tomazinho, Eden, Rocha Sobrinho, Carlos Sampaio até fazer entrocamento no distrito de Engenheiro Pedreira (município de Japeri). Este trecho é atendido pelos trens da MRS. Hoje são os trens da Supervia que estão operando entre a Central do Brasil e Belford Roxo, mas seguindo da estação de Costa Barros direto para Pavuna e depois Vila Rosali.   Trecho aonde ficava a antiga estação Engenheiro Belford Fachada da antiga estação São Matheus Centro do município

Volvo buses completando 45 anos

Imagem
A Volvo buses fundado em 1968, ligada a sueca Volvo, cuja sede fica localizada em Gotemburgo, lançou mais uma novidade para o Brasil. Desde a década de 1950, a Volvo está atuando na fabricação de chassis de ônibus urbanos, na época foi lançado a chassis B627. Posteriormente a Volvo lançou versão de motor central como B58, B10M, B12M, B340M e por último a B360S (as 4 com o motor central). A Volvo também lançou versões de motor traseiro como B12, B7R, B5L, B9R, B11R e B12R. Mas a novidade foi  a primeira versão de motor dianteiro, o B270F. A Volvo é única do Brasil que conta com 3 versões de motores distintos: Dianteiro, traseiro e central.