20 anos da extinção do trecho ferroviário circular da Pavuna na cidade do Rio de Janeiro

Em 1993, foi desativado o trecho que era conhecido como trecho ferroviário circular da Pavuna. Na época circulavam os trens urbanos da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) que saiam do centro da cidade do Rio de Janeiro como destino ao município de Belford Roxo na Baixada Fluminense. O trens realizavam paradas nas estações São Mateus, Engenheiro Belford e São João de Meriti. Hoje o que restou apenas foi a antiga fachada da estação São Mateus, parte do trecho que restou, sai de Costa Barros, cortando alguns bairros como Tomazinho, Eden, Rocha Sobrinho, Carlos Sampaio até fazer entrocamento no distrito de Engenheiro Pedreira (município de Japeri). Este trecho é atendido pelos trens da MRS. Hoje são os trens da Supervia que estão operando entre a Central do Brasil e Belford Roxo, mas seguindo da estação de Costa Barros direto para Pavuna e depois Vila Rosali.

 
Trecho aonde ficava a antiga estação Engenheiro Belford

Fachada da antiga estação São Matheus

Centro do município de São João de Meriti, aonde ficava localizada a antiga estação ferroviária


Comentários

  1. Sempre quis saber qual era o objetivo da linha férrea que passa em Éden. A informação que eu tinha era de que ali, só servia para trens de carga, sem passageiros

    ResponderExcluir
  2. Alguem teria a foto da estacao do centro de sao joao dos anos 80 ?

    ResponderExcluir
  3. Eu quando era pequena eu pegava muito o trem em são matheus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC