Firjan: Barcas poderiam tirar mais de 100 mil carros das ruas
Quando se fala em cidade grande, a primeira referência costuma ser o engarrafamento . A sensação é de que, a cada ano que passa, eles pioram. O Rio de Janeiro não foge à regra. O que fazer para amenizar o problema? Uma pesquisa de 2015 da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) mostra que a alternativa mais barata e de mais rápida implantação seria a ampliação do transporte hidroviário , ampliando a oferta de ligações por barcas entre os municípios e áreas mais populosas do Rio. A Firjan diz que as linhas de barcas existentes são insuficientes frente à demanda e que o problema de mobilidade na região metropolitana concentra-se basicamente em dois eixos: Baía de Guanabara (Avenida Brasil, Linha Vermelha, Ponte Rio-Niterói, Avenida do Contorno e Rodovia Washington Luiz) e Barra da Tijuca . O estudo aponta 14 novas ligações viáveis por barcas, com potencial de tirar 100.900 veículos das ruas, podendo reduzir até 84 quilômetros de engarrafamentos.