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Mostrando postagens de novembro 25, 2020

Como segue a obra da futura Estação João Dias da Linha 9 da CPTM

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Divulgação: Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo  O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve nas obras da futura Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da ia. Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, que de forma inédita, está sendo construída pela iniciativa privada com um investimento de R$ 60 milhões. Localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, quando concluída, beneficiará a 10 mil passageiros por dia.  As obras estão avançando rapidamente e tem previsão de entrega para o ano de 2021.

SP muda projeto de ponte Santos-Guarujá

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Foto: Divulgação/Ecovias O governo de São Paulo entregou ao Ministério da Infraestrutura, na semana passada, o novo projeto da ponte bilionária entre Santos e o Guarujá. Há mudanças significativas em relação aos estudos de engenharia divulgados em 2019. O vão central da ponte, que era de 400 metros, foi ampliado agora para uma distância de 750 metros entre seus pilares. De acordo com o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, as alterações cumprem exigências feitas pelo ministério para a aprovação do projeto. A ponte requer autorização federal porque afeta o Porto de Santos e suas estruturas, bem como as alças de acesso, se utilizam de terrenos da União. As diferenças de arquitetura são nítidas. Em vez da estrutura estaiada, como na versão anterior, o novo projeto é de uma ponte pênsil - o desenho da Hercílio Luz (Florianópolis) ou da americana Golden Gate (São Francisco). Com 750 metros de largura e 85 metros de altura no vão principal, diz o secret

Viagens de bicicleta crescem 50% em periferia da capital

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Alex Gomes Em uma tarde de setembro, um grupo de pessoas no movimentado cruzamento das avenidas Águia de Haia e do Imperador, em Ermelino Matarazzo, estava inquieto. Munidos de pranchetas, faziam anotações frenéticas ao mesmo tempo em que observavam atentamente toda região. Nos registros, descrições de entregadores, famílias com crianças, idosos, adolescentes… Muitos pedalavam de forma rápida, outros lentamente. Alguns paravam para saber o motivo de estarem sendo observados. A resposta era que estavam sendo marcados em uma contagem de ciclistas. Mas não havia muito tempo para explicar, porque o fluxo intenso de bicicletas exigia que o grupo não tirasse os olhos do cruzamento. Ao término da ação ficou claro o motivo do intenso trabalho desses voluntários que se revezaram no local durante um período de 14 horas: eles registram o fluxo de 1.184 ciclistas. A contagem fez parte do projeto “Transposições Locais – a bicicleta em contextos periféricos”, feita pela Associação dos Ciclistas Urba

Chile e Colômbia fatiam contratos para reduzir monopólios e melhorar serviço de ônibus

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Rafael Balago A falta de competição entre as empresas de ônibus é apontada como uma das causas para a má qualidade do transporte público brasileiro. Na maioria das grandes cidades, as mesmas viações atuam no setor há anos, pois barreiras impedem que novos interessados entrem no negócio. Uma delas é ter uma frota. Um ônibus novo de tamanho grande, de 14 metros de comprimento, com ar-condicionado custa R$ 560 mil, por exemplo. Para operar numa grande cidade, é preciso comprar algumas centenas deles, o que soma um investimento milionário, cuja recuperação leva anos e pode depender da demanda de passageiros e de outras incertezas. Para atrair mais empresas e investimentos ao setor, Chile e Colômbia passaram a apostar em novos modelos de contrato: um para o fornecimento de frota e outro para operá-la, como já era feito em alguns países da Europa. No Brasil, a regra é que a mesma empresa faça as duas coisas. Na quarta-feira (18), o Senado brasileiro aprovou um pacote de R$ 4 bilhões para aju