Índia vai instalar paneis solares em trens

O Brasil, você sabe, é um país rico. A gente acha que trem é coisa de pobre, por isso nossa malha ferroviária se resume a transporte de cargas, com pontuais exceções. São 30.129 km de extensão, desses 1.121 são eletrificados. Tá mais que bom: quer viajar vá de carro, taí a Transamazônica pra provar que todo canto é acessível. A Índia por outro lado não pode se dar a esse luxo, até porque os carros da Tata são muito feios. Eles escolheram então o transporte ferroviário. São 119.630 km de trilhos, 66.687 km de rotas. Desses 37% são compostos de 2 ou mais linhas. 45% das rotas são eletrificadas. São transportados 8 bilhões de passageiros por ano. Cuidar dessa infraestrutura toda gera empregos (outra coisa que a gente não precisa, todo mundo é Digital Influencer e YouTuber). São 1,33 milhão de funcionários, a Indian Railways é o oitavo maior empregador do mundo. Meh. O custo em combustível é brutal, claro. Em 2014 foram 2,6 bilhões de litros de diesel, e mais sei lá quantos lit...