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Mostrando postagens de julho 18, 2017

Índia vai instalar paneis solares em trens

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O Brasil, você sabe, é um país rico. A gente acha que trem é coisa de pobre, por isso nossa malha ferroviária se resume a transporte de cargas, com pontuais exceções. São 30.129 km de extensão, desses 1.121 são eletrificados. Tá mais que bom: quer viajar vá de carro, taí a Transamazônica pra provar que todo canto é acessível. A Índia por outro lado não pode se dar a esse luxo, até porque os carros da Tata são muito feios. Eles escolheram então o transporte ferroviário. São 119.630 km de trilhos, 66.687 km de rotas. Desses 37% são compostos de 2 ou mais linhas. 45% das rotas são eletrificadas. São transportados 8 bilhões de passageiros por ano. Cuidar dessa infraestrutura toda gera empregos (outra coisa que a gente não precisa, todo mundo é Digital Influencer e YouTuber). São 1,33 milhão de funcionários, a Indian Railways é o oitavo maior empregador do mundo. Meh. O custo em combustível é brutal, claro. Em 2014 foram 2,6 bilhões de litros de diesel, e mais sei lá quantos lit

Sem roletas, calote no VLT fica abaixo do esperado

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O sistema de transporte sem catracas, em que os usuários têm de espontaneamente pagar a passagem, comum em países da Europa, começou no Rio totalmente desacreditado. Um ano depois do início da cobrança de tarifa, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), para surpresa de muitos, no entanto, comemora o comportamento do carioca. Apenas 13% dos usuários não passam o cartão nos validadores disponíveis nas composições. Sandro Vox / Agência O Dia "Quando começou a operação do VLT, a gente escutou muito que ninguém ia pagar a passagem e que haveria muitos atropelamentos. Agora, um ano depois, a gente vê que as pessoas pagam e que não houve acidente algum com pedestres”, afirma o diretor de Operações da concessionária VLT Carioca, Paulo Ferreira. A taxa de evasão (o percentual de passageiros que não pagam) é estimada, segundo Ferreira, pelo cruzamento de dados das câmeras do veículo — que fazem a contagem das pessoas que passam pela porta — com os dos validadores, que efetivamente mo