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Mostrando postagens de dezembro 15, 2016

Por que o Brasil inteiro tem menos metrô que cidades como Nova York e Londres?

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Um levantamento divulgado na segunda-feira (12) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) mostra que cidades como Nova York, Londres e Tóquio possuem redes de metrô maiores que a soma de todas as linhas de metrô existentes no Brasil. No total, o país possui 309 quilômetros, praticamente metade da rede existente na chinesa Xangai  (veja tabela abaixo) . Por que o país, tão extenso e com graves problemas de mobilidade urbana, tem tão pouco metrô? Sistema de alta capacidade, o metrô é capaz de estruturar redes de transporte e o próprio desenvolvimento das cidades. O  UOL  ouviu a arquiteta e urbanista Andreína Nigriello, professora da USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora de infraestrutura urbana, e o presidente da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), Joubert Flores, para ajudar a explicar os motivos da escassez desse tipo de transporte no país. O  estudo da CNT  mostra que as redes urbanas sobre trilhos no Brasil somam 1.

Planos de Mac Dowell incluem assumir metrô e reduzir velocidade no BRS

O vice-prefeito e futuro secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, já faz planos para quando assumir a pasta em 1º de janeiro. Ele quer negociar com o governo do estado a municipalização da gestão das operações do metrô do Rio. Hoje, as linhas 1, 2 e 4 são operadas pela concessionária Metrô Rio que passariam a receber orientações da prefeitura. Mac Dowell defende que a operação do sistema seja revista de forma a ampliar o número de usuários. Para ele, a criação da Linha 1-A (que permitiu que as composições da Linha 2 do metrô operem entre a Pavuna e Botafogo) acabou criando um gargalo no sistema. Eu poderia ter 1,78 milhão de passageiros no sistema mas tem hoje cerca de 700 mil. Isso ocorre por limitações operacionais já que a linha 2 do metrô não dispõe de piloto automático. Fernando Mac Dowell disse também que está analisando a possibilidade de reduzir para 40 quilômetros por hora a velocidade máxima dos ônibus que circulam atualmente pelos corredores de BRs.

Linha 4 do metrô passa a funcionar de segunda a domingo em horário integral

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A partir do próximo de 17 de dezembro, a Linha 4 do metrô do Rio, que liga Ipanema-Barra da Tijuca passa a operar nos mesmos dias e horários das linhas 1 e 2. Os trens vão circular de segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite, e domingos e feriados, das 7h às 23h. A Linha 4 abriu para toda a população em 19 de setembro, dia seguinte ao encerramento dos Jogos Paralímpicos, com o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. A segunda etapa da expansão do horário foi iniciada em novembro com a abertura da linha aos sábados. De acordo com o Metrô Rio, desde o início da operação, a Linha 4 dobrou o número de usuários transportados, para 110 mil passageiros por dia. Metrô Na Superfície tem itinerário alterado Com o funcionamento da Linha 4 em horário pleno, o itinerário do ônibus Metrô Na Superfície que ia de General Osório até Gávea terá o trajeto alterado para Antero de Quental x Gávea. O novo percurso terá seis pontos de parada. A linha Botafogo x Gávea não sofr