Planos de Mac Dowell incluem assumir metrô e reduzir velocidade no BRS


O vice-prefeito e futuro secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, já faz planos para quando assumir a pasta em 1º de janeiro. Ele quer negociar com o governo do estado a municipalização da gestão das operações do metrô do Rio. Hoje, as linhas 1, 2 e 4 são operadas pela concessionária Metrô Rio que passariam a receber orientações da prefeitura. Mac Dowell defende que a operação do sistema seja revista de forma a ampliar o número de usuários. Para ele, a criação da Linha 1-A (que permitiu que as composições da Linha 2 do metrô operem entre a Pavuna e Botafogo) acabou criando um gargalo no sistema.


Eu poderia ter 1,78 milhão de passageiros no sistema mas tem hoje cerca de 700 mil. Isso ocorre por limitações operacionais já que a linha 2 do metrô não dispõe de piloto automático.
Fernando Mac Dowell disse também que está analisando a possibilidade de reduzir para 40 quilômetros por hora a velocidade máxima dos ônibus que circulam atualmente pelos corredores de BRs. Nos corredores, a velocidade comercial é de 60 quilômetros por hora em média. Mas segundo o engenheiro, em alguns casos superam os 70 quilômetros horários. A velocidade que ele considera excessiva aumenta o risco de acidentes graves.
Outra proposta que está sendo estudada é que o usuário pague uma tarifa menor que a do bilhete único (R$ 3,80) nos corredores de BRTs.
Segundo ele, as concessionárias têm uma lucratividade maior nesses corredores exclusivos, sem que no entanto, isso se reflita no preço das passagens. Ele, no entanto, não estuda a hipótese de reduzir a velocidade nos corredores de BRTs.
O futuro secretário descartou a possibilidade de implantar rodízio de veículos na cidade como alternativa para reduzir engarrafamentos.

Fonte: Jornal O Globo

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