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Mostrando postagens de novembro 11, 2015

A importância do Trem Barrinha para o Vale do Paraíba Fluminense

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A campanha pela volta do Trem Barrinha tem mobilizado as redes sociais. Desde 1996 o trem deixou de operar depois de um acidente ocorrido no município de Japeri, na Baixada Fluminense. Com o fim da operação, alguns distritos ficaram abandonados: Martins Costa, Palmeiras da Serra, Engenheiro Gurgel e Mario Belo. Distritos como Humberto Antunes, Morsing e Santana de Barra são atendidos por ônibus. Mesmo assim, muitas regiões caíram no esquecimento com o fim do Trem Barrinha. Acho que o serviço de turismo poderia ser incentivado trazendo impactos para estas regiões: geração de empregos com a criação de serviços hoteleiros, criação de acervos históricos, revitalização dos casarões antigos com o oferecimento de novas atividades turísticas ou comerciais. Barra do Piraí possuí um dos principais pontos turísticos do Vale do Paraíba. Texto: Jorge Mattos Fonte: Portal Histurbana Casarão da Estação Mario Belo, distrito de Paracambi. Foto: Benjamim José Faria Casarão da Estação

Marcopolo focará em exportações em 2016

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Com queda de 44% nas receitas brasileiras nos nove primeiros meses deste ano, a fabricante de ônibus Marcopolo foi salva pela desvalorização do real –que reduzirá suas perdas em 2015 e 2016. O enfraquecimento da moeda impulsionou as vendas para outros países e fez com que as exportações representassem mais de 50% do faturamento registrado até setembro, o que não ocorria desde 2005. “A perspectiva é continuar aumentando as exportações, mesmo porque não vemos grandes mudanças para o Brasil no próximo ano”, disse o CEO da companhia, Francisco Gomes Neto, em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo, em agosto. Neste ano, a Marcopolo voltou a vender para o Oriente Médio, mercado que perdera havia cerca de cinco anos. “A moeda não estava favorecendo e o Brasil estava muito aquecido até 2013”, afirmou o diretor financeiro, José Antonio Valiati. A receita total da empresa nos nove primeiros meses de 2015 recuou 20,1%. Gomes Neto, porém, projeta que os últimos três mes

Juazeiro do Norte tem transporte coletivo precário

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Com população estimada em pouco mais de 266 mil habitantes, este Município possui uma taxa de urbanização de 96,7%, e uma população flutuante de 2 milhões por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que gera uma grande demanda por transporte público. Vale lembrar que, de acordo com a Lei de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012), os cidadãos têm garantido o direito à participação no planejamento, fiscalização e avaliação da concessão ou permissão na Política de Mobilidade Urbana. Mas a realidade é outra. O transporte público de Juazeiro é um problema para seus usuários. Não são raras as vezes que os coletivos falham com a população. Veículos em estado precário ocasionam a constante quebra dos ônibus que fazem as linhas da cidade e os atrasos.  Para o diretor geral da Organização Não-Governamental (ONG), Escola de Políticas Públicas (EPUCA), Joelmir Pinho, os vários problemas que envolvem o transporte coletivo urbano da cidade Norte passam por t

Ônibus de BH vão poder contar com gás natural com menor preço

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A frota do transporte público de Belo Horizonte vai contar com gás natural de preço reduzido para abastecimento direto. Basta agora convencer os empresários a adotarem veículos com este tipo de combustível menos poluente que o óleo diesel. O anúncio foi feito nesta semana pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede que autorizou a Gasmig – Companhia de Gás de Minas Gerais a vender o combustível diretamente para frotas de micro-ônibus, ônibus urbanos, ônibus articulados, além de veículos de prestação de serviços como empilhadeiras e caminhões de coleta de lixo. Segundo nota do governo do estado de Minas Gerais, a Gasmig fez estudos estratégicos e verificou a possibilidade do GNV nos ônibus da capital mineira. “Antes, o segmento de gás natural veicular era restrito ao atendimento de revendedores (postos de combustíveis). Frente à possibilidade de atuar em novos mercados, além do residencial, comercial, cogeração e de energia elétrica, a Gasmig identificou o seu p

Prefeitura de Curitiba vai pesquisar a origem e o destino de usuários do transporte coletivo

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A Pesquisa de Origem e Destino que vai traçar o panorama dos deslocamentos e as demandas do transporte em Curitiba e na Região Metropolitana deverá ter início em janeiro de 2016. A ordem de serviço para o início do trabalho foi assinada nesta segunda-feira (9). Agora, o consórcio de empresas que venceu a concorrência para a realização da pesquisa submeterá o método de trabalho à aprovação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que fará uma avaliação de acordo com os critérios técnicos estabelecidos. A pesquisa, orçada em R$ 6 milhões e 34 mil, será realizada com recursos da Prefeitura Municipal de Curitiba e Agência Francesa de Desenvolvimento. Vai abranger 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. O que será pesquisado Serão três frent