A importância do Trem Barrinha para o Vale do Paraíba Fluminense

A campanha pela volta do Trem Barrinha tem mobilizado as redes sociais. Desde 1996 o trem deixou de operar depois de um acidente ocorrido no município de Japeri, na Baixada Fluminense. Com o fim da operação, alguns distritos ficaram abandonados: Martins Costa, Palmeiras da Serra, Engenheiro Gurgel e Mario Belo. Distritos como Humberto Antunes, Morsing e Santana de Barra são atendidos por ônibus. Mesmo assim, muitas regiões caíram no esquecimento com o fim do Trem Barrinha. Acho que o serviço de turismo poderia ser incentivado trazendo impactos para estas regiões: geração de empregos com a criação de serviços hoteleiros, criação de acervos históricos, revitalização dos casarões antigos com o oferecimento de novas atividades turísticas ou comerciais. Barra do Piraí possuí um dos principais pontos turísticos do Vale do Paraíba.

Texto: Jorge Mattos
Fonte: Portal Histurbana

Casarão da Estação Mario Belo, distrito de Paracambi. Foto: Benjamim José Faria

Casarão da Estação Engenheiro Gurgel, distrito de Paracambi. Foto: Carlos Latuff




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC