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Mostrando postagens de setembro 4, 2015

Imposto já foi autorizado e passagem de ônibus em Fortaleza vai ficar mais cara

Se pegar um ônibus lotado já não é a coisa mais agradável do mundo, as coisas parecem que vão piorar. O valor da passagem de ônibus de Fortaleza, deve sofrer reajuste. Hoje uma passagem inteira para andar em um ônibus em Fortaleza custa R$ 2,40. Com valor ainda não definido, o motivo do aumento será pela alta inflacionária no valor do óleo diesel e da mão de obra. Segundo o Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará, Dimas Barreira, o aumento do imposto sobre a passagem de ônibus já foi autorizado pelo Governo Federal nesta semana. Só falta definir o valor do aumento agora. Em novembro deste ano, uma reunião com a Prefeitura de Fortaleza deve acontecer, para discutir os valores que devem ser cobrados à população. Não é possível estimar o percentual do reajuste, tendo em vista o constante aumento no valor dos impostos. Para o Presidente do Sindicato, a situação é inevitável diante da alteração dos custo dos principais insumos que movem o tran

A prefeitura começou a sinalizar o corredor semi-exclusivo de ônibus na avenida Salgado Filho na madrugada desta quinta-feira (3). O corredor será entregue oficialmente a cidade no próximo sábado (dia 5). Com a operacionalização do sistema Salgado Filho, as linhas intermunicipais que usavam a via no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para avenida Prudente de Morais, onde será criado um corredor metropolitano semi-exclusivo para o transporte coletivo. Já os chamados opcionais usarão o corredor Romualdo Galvão com destino ao sentido do Sul da região Metropolitana de Natal. A expectativa é que os usuários dos transportes coletivos gastarão menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, uma vez que ônibus e veículos particulares estarão separados. A nova operação das linhas de ônibus intermunicipais prevê seis (06) novos cenários para as linhas intermunicipais: Cenário 1: Os itinerários para as linhas de ônibus de Barreta, Nísia Floresta, Pirangi, Parnamirim (linhas B e D), São José e todas as linhas da Viação Campos será realizado na volta pela avenida Presidente Bandeira/rua São José/avenida Bernardo Vieira e avenida Prudente de Morais, onde os ônibus seguirão seus respectivos itinerários normais a partir do acesso pela Marginal da BR 101. Cenário 2: Os itinerários das linhas de Nísia Floresta (via São José) e Parnamirim (Linha D, via Tirol) terão operação com volta pela Rua Potengi, com acesso a avenida Prudente de Morais até a altura da Marginal da BR 101, onde seguirão seus respectivos itinerários normais. Cenário 3: Os ônibus das linhas intermunicipais Macaíba (linha M), Parnamirim (linha E) e Regomuleiro (Linha R) farão retorno pela Av. Prudente de Morais, onde acessarão a rua Alberto Silva, avenida Senador Salgado Filho, avenida Bernardo Vieira, rua São João, rua Alberto Silva, avenida Prudente de Morais, onde acessarão a Marginal da BR 101 e seguirão seus respectivos itinerários normais. Cenário 4: Já as linhas de Ceará-Mirim, Extremoz, Jardim Petrópolis e Regomuleiro (via Tirol) estarão operando na ida pela Antônio Basílio e retornando pela Av. Prudente de Morais, onde seguirão seus respectivos itinerários normais. Cenário 5:As linhas de transportes opcionais intermunicipais acessarão Natal pela avenida Romualdo Galvão e retornarão para seus respectivos municípios pela Rua São José, Raimundo Chaves e Marginal da BR 101. Cenário 6: Já as linhas de transportes opcionais semi urbanas (Nova Parnamirim e Eucaliptos) deverão realizar seus itinerários pela avenida Romualdo Galvão. Com esse novo traçado urbano, o Departamento de Estudos e Projetos da STTU criará também um Corredor Metropolitano semi exclusivo para as linhas de ônibus intermunicipais e urbanas na avenida Prudente de Morais. Eesses não são os primeiros corredores exclusivos na capital. Em 2007, foi implantado um corredor exclusivo para ônibus com a criação do sistema Nova Bernardo Vieira com plataformas de embarque e desembarque de passageiros no centro da via. Outro ponto da cidade que conta com a faixa exclusiva de ônibus é avenida. Rio Branco, no bairro de Cidade Alta. Os usuários de ônibus assim como os motoristas de ônibus e veículos particulares concordam que a ideia é boa, uma vez que os ônibus não precisam competir com os veículos particulares entre as faixas da via, diminuindo assim o impacto no trânsito e melhorando a qualidade de fluidez e a segurança na via. Além da divulgação na imprensa e nas redes sócias, será disponibilizado na região efetivo da STTU com agentes e educadores de trânsito para divulgar junto aos usuários e motoristas todos os detalhes sobre as mudanças previstas, esclarecer dúvidas e orientar sobre os novos pontos de paradas das linhas intermunicipais. Informações: Tribuna do Norte Poderá também gostar de:

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A prefeitura começou a sinalizar o corredor semi-exclusivo de ônibus na avenida Salgado Filho na madrugada desta quinta-feira (3). O corredor será entregue oficialmente a cidade no próximo sábado (dia 5). Com a operacionalização do sistema Salgado Filho, as linhas intermunicipais que usavam a via no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para avenida Prudente de Morais, onde será criado um corredor metropolitano semi-exclusivo para o transporte coletivo. Já os chamados opcionais usarão o corredor Romualdo Galvão com destino ao sentido do Sul da região Metropolitana de Natal. A expectativa é que os usuários dos transportes coletivos gastarão menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, uma vez que ônibus e veículos particulares estarão separados. A nova operação das linhas de ônibus intermunicipais prevê seis (06) novos cenários para as linhas intermunicipais: Cenário 1: Os itinerários para as linhas

Cuiabá-MT. Prefeitura inicia neste sábado ajuste operacional para melhorar o transporte público

A parir deste sábado (05) a Prefeitura de Cuiabá inicia um ajuste operacional para melhorar o sistema de transporte coletivo da capital. Estarão entrando em circulação 32 ônibus seminovos que substituirão veículos da empresa Expresso Norte Sul, uma das três concessionárias que atuam na cidade. A troca de parte da frota da Norte Sul foi uma das exigências, após vistoria realizada na frota dos ônibus que circulam em Cuiabá. A vistoria feita pela prefeitura, divulgada no mês de julho, reprovou em 100% a frota da Norte Sul por não atender especificações previstas no contrato, dentre elas, a idade da frota. “Para melhorar o sistema do transporte coletivo será realizado um ajuste operacional e o usuário não será prejudicado. É uma medida em caráter emergencial, até que um novo edital para o transporte público seja publicado até o fim do ano”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França. Os 32 ônibus que entram em circulação foram fabricados entre 2010 e 2012. A fro