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Mostrando postagens de julho 11, 2018

Tinguá é a primeira região a ter 100% dos ônibus climatizados em Nova Iguaçu

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Passageiros da linha 901 (Tinguá/Nova Iguaçu) agora têm mais conforto nas viagens de ônibus. Desde o dia 1º de junho toda a frota desta linha foi substituída por coletivos equipados com sistema de ar condicionado, fazendo de Tinguá a primeira região do município a ter 100% dos veículos climatizados. Com os 15 novos ônibus entregues à linha 901, o município já conta com 51 coletivos climatizados, número que representa 12% dos 440 veículos que circulam pela cidade. A climatização não está prevista no ‘Contrato de Concessão do Transporte Coletivo por Ônibus do Município’, assinado na gestão passada, mas está sendo feita graças ao bom diálogo entre a atual gestão e os consórcios, no sentido de sensibilizar as empresas de ônibus para a necessidade de oferecer um serviço de melhor qualidade aos usuários. O objetivo da Prefeitura de Nova Iguaçu é que pelo menos 20% de toda a frota municipal conte com ar condicionado até o final do ano. Moradora de Tinguá há dez anos, a doméstica Maria

Insatisfação faz prefeitura de Maceió intervir em contrato de concessão dos ônibus

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Atendendo a recomendação conjunta expedida pelo Ministério Público de Alagoas (MPE) e pelo Ministério Público de Contas (MPC), em virtude da inadequação da prestação dos serviços de operação e manutenção do transporte público, a Prefeitura de Maceió publicou, na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial, decreto que determina intervenção no contrato da concessão formada pelas quatro empresas que atualmente operam o sistema na capital. Além de considerar as inconformidades na prestação dos serviços firmados em contrato, a medida aponta a "incapacidade dos concessionários em atender as disposições dos contratos de concessão com relação à constituição do Consórcio Operacional e consequente gestão do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE)". O decreto nomeou o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser), Ricardo Wanderley, como interventor pelo prazo de 180 dias. "A intervenção é um ato extraordinário e temporário, mas ne

Justiça Federal nega pedidos para suspender obras do BRT em Salvador

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A Justiça Federal negou dois pedidos liminares, um do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA) (entenda aqui) e outro feito pelo Instituto de Arquitetos do Brasil na Bahia (IAB-BA), para paralisar as obras do BRT em Salvador. Na decisão, a juíza Cynthia de Araújo Lima Lopes, da 14ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, argumentou que MPF, MP-BA e IAB não conseguiram demonstrar razões suficientes para a suspensão das obras do modal. Ela ainda argumentou que, caso as intervenções fossem paralisadas, havia o risco de grande prejuízo ao erário e aos “interesses e direitos públicos” envolvidos. Ainda ao indeferir a liminar, a juíza listou outras justificativas. “Os recursos financeiros do financiamento tomado na CEF já estão no caixa do Município, não existindo risco de interrupção das obras por 'insuficiência financeira', e a não utilização dos recursos segundo o cronograma de desembolsos é que pode implicar no fim do empréstimo; b) configur

Ministério das Cidades cancela liberação de recursos para 55 projetos de mobilidades que foram selecionados para financiamentos de R$ 15 bilhões

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Ao menos 55 propostas de mobilidade urbana em todo o País não vão mais receber recursos do Governo Federal. Juntos, os projetos somam em torno de R$ 15 bilhões As obras tinham sido selecionadas ainda no âmbito do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e receberiam as verbas por meio do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e OGU – Orçamento Geral da União, mas prefeituras e governos estaduais não cumpriram prazos ou os termos de compromisso não foram prorrogados pelo Ministério das Cidades. Alguns projetos, apesar de selecionados, foram modificados ou abandonados pelos gestores locais. Na portaria, assinada pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o Governo cita a crise econômica e a necessidade de realocação de recursos para tornar sem efeito a seleção das propostas. CONSIDERANDO a crescente demanda da população brasileira pela implantação de infraestruturas de sistemas de mobilidade urbana, o atual cenário de recessão econômica, e a necessidade de aperfeiçoar