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Mostrando postagens de agosto 12, 2019

Empresas de ônibus em Campinas preveem redução de poluentes e queixas com uso de tecnologia

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Duas concessionárias do transporte coletivo de Campinas (SP) começam a usar nesta terça-feira (13) um sistema de telemetria, tecnologia que permite medições sobre uma série de informações dos veículos, entre elas, funcionamento do motor, velocidade, frenagem e consumo de materiais. Segundo a associação das empresas do transporte urbano da cidade (Transurc), o recurso ficará disponível em 580 ônibus em operação e nas vans do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) A entidade destaca que, com o monitoramento dos dados, será possível reduzir emissão de poluentes porque uma das funções prevê o desligamento automático do motor do coletivo, caso ele esteja em marcha-lenta em tempo superior a três minutos em garagens, terminais ou pontos. Além disso, diz a assessoria, a avaliação das informações pelo Centro de Controle Operacional (CCO) também deve permitir viagens mais confortáveis e seguras aos passageiros. Um dos objetivos é avaliar se indicadores de aceleração e frenag

Rio de Janeiro-RJ. Viação Ideal adquire seu primeiro El Buss da sua frota

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Foto: Gabriel Marinho Pela primeira vez a Viação Ideal adquiriu o modelo Busscar El Buss que atenderá o serviço executivo (frescão) das suas linhas.

Nova Friburgo-RJ. Reajuste de passagem de ônibus é autorizado pela Prefeitura

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Será publicado nesta terça-feira (13), o decreto municipal que autoriza o reajuste da tarifa de transporte público em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. De acordo com a Prefeitura, o valor vai passar de R$ 3,95 para R$ 4,20, a partir de sábado (17). Cargas do vale-transporte efetuadas antes da publicação do decreto continuarão valendo por mais 30 dias com o valor de R$ 3,95, ainda segundo o município. Por meio de nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que nos últimos dois anos e meio promoveu esforços para não permitir o reajuste da tarifa aos usuários do transporte público, justamente por entender que o serviço prestado deveria ser melhorado. "A falta de aumento nesse período, de fato promoveu um desequilíbrio no contrato, já que os reajustes previstos são anuais. A empresa FAOL vem apresentando periodicamente atualizações nas planilhas de custos da operação de transporte público, como aumentos do óleo diesel e demais insumos, que justificam e sustent

São Paulo-SP. Expresso Linha 10 ganha mais uma viagem diária a partir desta segunda (12)

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Dando continuidade ao programa de melhorias para os moradores do ABC, o Expresso Linha 10 terá mais um horário, às 20h, a partir da próxima segunda-feira (12/08).  De segunda a sexta-feira, o Expresso tem viagens entre as estações Tamanduateí e Santo André, com parada só em São Caetano.  Cerca de 20 mil passageiros utilizam o serviço diariamente. Até agora, eram 16 viagens diárias. Com a ampliação, serão 17 no total, todas em horários de pico. O trajeto é percorrido em cerca de oito minutos e os trens partem com intervalo de 30 minutos.  Pela manhã, são realizadas oito viagens entre 6h e 9h30. No período da tarde, serão nove, das 16h às 20h.  Pela manhã, as composições partem da Estação Santo André, param na Estação São Caetano e encerram a viagem na Estação Tamanduateí, onde há integração gratuita com a Linha 2-Verde do Metrô. Já no fim da tarde, os trens fazem o trajeto inverso. Lembrando que as viagens do Expresso ocorrem em vias exclusivas, sem interferir no tráfego

Rio de Janeiro-RJ. Dep Luiz Paulo dá detalhes da Lei que altera gestão do Bilhete Único

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O deputado estadual Luiz Paulo (PSDB) afirma que a Lei do Poder Executivo, que altera a gestão da Câmara de Compensação Tarifária, responsável pelos dados do Bilhete Único, vai conferir mais transparência ao sistema de transportes. Para o parlamentar, a iniciativa é um passo importante na luta contra a corrupção. “É fundamental ter um sistema público em que o valor pago pela tarifa seja única e exclusivamente para remunerar os serviços”, argumenta o parlamentar. A lei determina que, os repasses feitos pelo estado às concessionárias pelo uso do Bilhete Único, além da partição das receitas entre as empresas de ônibus, que hoje é feita pela Fetranspor, sejam feitos por empresa ou entidade privada, contratada por licitação, sem vínculo com as empresas de ônibus. “A Fetranspor tem um papel a cumprir como federação das empresas de transportes, mas não cabe a ela, no entendimento da lei e no entendimento do Ministério Público ser a gestora do Bilhete Único. Essa gestão tem de ser do