Empresas de ônibus em Campinas preveem redução de poluentes e queixas com uso de tecnologia

Resultado de imagem para onibus campinas

Duas concessionárias do transporte coletivo de Campinas (SP) começam a usar nesta terça-feira (13) um sistema de telemetria, tecnologia que permite medições sobre uma série de informações dos veículos, entre elas, funcionamento do motor, velocidade, frenagem e consumo de materiais. Segundo a associação das empresas do transporte urbano da cidade (Transurc), o recurso ficará disponível em 580 ônibus em operação e nas vans do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI)


A entidade destaca que, com o monitoramento dos dados, será possível reduzir emissão de poluentes porque uma das funções prevê o desligamento automático do motor do coletivo, caso ele esteja em marcha-lenta em tempo superior a três minutos em garagens, terminais ou pontos.


Além disso, diz a assessoria, a avaliação das informações pelo Centro de Controle Operacional (CCO) também deve permitir viagens mais confortáveis e seguras aos passageiros. Um dos objetivos é avaliar se indicadores de aceleração e frenagem estão dentro de parâmetros.


Cada motorista terá senha pessoal e a comunicação ocorre em tempo real, segundo a Transurc. O condutor poderá verificar os dados por meio de um painel com luzes nas cores vermelha, amarela e verde para saber se a condução é realizada da maneira esperada não.

Com informações: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC