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Mostrando postagens de novembro 11, 2018

São Paulo-SP. Estações da Linha 5 facilitam o acesso ao GP da Formula 1

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Com as recentes inaugurações das novas estações da Linha 5-Lilás de metrô, o acesso ao Autódromo de Interlagos ficou muito mais fácil para os fãs do Grande Prêmio de Fórmula 1. A Estação Santa Cruz é integrada à Linha 1-Azul do Metrô, que transporta passageiros da Zona Norte ao Jabaquara. Já na Estação Chácara Klabin, a conexão é com a Linha 2-Verde do Metrô. Outra importante conexão da Linha 5-Lilás é na Estação Santo Amaro, onde o passageiro pode acessar a Linha 9-Esmeralda da CPTM e desembarcar na Estação Autódromo, situada a seis minutos a pé do local. A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô e da Linha 17-Ouro de monotrilho de São Paulo, informa que todas as funcionam em horário integral: aos sábados, das 4h40 à 1h da manhã, e de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite.​ Para mais informações, a concessionária coloca à disposição de seus passageiros a Central de Atendimento (0800 770 7106), de segunda a sexta-feir

São Paulo. Placas de energia solar são utilizadas em pontos de parada de ônibus metropolitanos

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Como parte de sua política de sustentabilidade e meio ambiente, a EMTU/SP instalou e está utilizando desde o início de outubro placas de captação de energia solar em pontos de parada de ônibus do Corredor Biléo Soares, na região metropolitana de Campinas. Ao todo, 14 paradas já receberam as placas de captação, de um total de 20 pontos que estarão concluídos até o final do ano nos municípios de Americana e Santa Bárbara D’Oeste. As placas de captação de energia solar são conectadas com a rede de energia da CPFL, gerando para o Estado um crédito em energia que pode ser utilizado nas próprias paradas e também em outros equipamentos metropolitanos. Pioneira na implantação dessa tecnologia no sistema de ônibus no Estado de São Paulo, a EMTU/SP pretende estender a novidade a outros empreendimentos sob sua responsabilidade.  Com custo estimado de R$ 6,7 mil por ponto de parada, o investimento tem expectativa de ser recuperado em até três anos e um mês (pay back). Produzidas

Rio de Janeiro-RJ. Odebrecht sai da Supervia e consórcio japonês deve ficar com 90% da empresa

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Um consórcio japonês liderado pela Mitsui deve ficar com quase a totalidade das ações da Supervia, que opera o serviço de trens urbanos na região metropolitana do Rio de Janeiro, após negociação em curso com a Odebrecht, maior acionista da empresa. A Mitsui deve ficar com todas as ações da OTP, braço de mobilidade da Odebrecht, que está vendendo suas ações e atualmente detém 49% da Supervia, concessionária do sistema desde 1998 e que transporta 600 mil passageiros em média em dias úteis. Além da negociação com a Odebrecht, a Mitsui que hoje já é sócia com 24% das ações– segundo o mercado está negociando os papéis em poder do fundo Tief (27,2% do total). Com a nova configuração, a participação do consórcio deverá chegar a 90%. Os 10% restantes ficarão com fundos de investimentos ligados à Caixa Econômica Federal e ao BNDESPar –braço de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O negócio está avançado e dependerá apenas de troca da garantias do BND

Prefeitura de Santo André publica edital para concessão de 16 linhas de ônibus

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A Prefeitura de Santo André publicou nesta semana o edital para a concessão de 16 linhas de ônibus que ligam a região da Vila Luzita ao centro da cidade. A validade do edital chegou a ser suspensa, depois que o Ministério Público apontou irregularidades, principalmente em relação a questões ambientais. Atualmente, as linhas da região vinham sendo feitas por uma empresa em contrato de prestação temporário de serviço. Não é comum a realização de editais para contratação parcial de linhas, mas em Santo André isto está ocorrendo porque a Expresso Guarajá, que fazia os trajetos, entrou em falência em outubro de 2016. Desde então, a empresa Suzantur opera provisoriamente as linhas. O contrato prevê 82 ônibus em uma concessão pelo prazo de 20 anos, podendo ainda ser prorrogado. Estão previstos ainda investimentos em infraestrutura no terminal da Vila Luzita, a revitalização de 40 pontos de parada e a implantação de idade máxima para a frota. Atualmente, os passageiros