Ônibus de BH vão poder contar com gás natural com menor preço

A frota do transporte público de Belo Horizonte vai contar com gás natural de preço reduzido para abastecimento direto. Basta agora convencer os empresários a adotarem veículos com este tipo de combustível menos poluente que o óleo diesel. O anúncio foi feito nesta semana pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede que autorizou a Gasmig – Companhia de Gás de Minas Gerais a vender o combustível diretamente para frotas de micro-ônibus, ônibus urbanos, ônibus articulados, além de veículos de prestação de serviços como empilhadeiras e caminhões de coleta de lixo.
Ônibus do transporte coletivo de Belo Horizonte. Governo quer incentivar frota a gás natural com venda direta.
Segundo nota do governo do estado de Minas Gerais, a Gasmig fez estudos estratégicos e verificou a possibilidade do GNV nos ônibus da capital mineira.
“Antes, o segmento de gás natural veicular era restrito ao atendimento de revendedores (postos de combustíveis). Frente à possibilidade de atuar em novos mercados, além do residencial, comercial, cogeração e de energia elétrica, a Gasmig identificou o seu potencial de atendimento para entrar no segmento de frotas e transporte público com o GNV.”
Em novembro de 2012, a Iveco, em parceria com a Gasmig, testou um ônibus europeu a gás natural em Belo Horizonte. Atualmente, no Brasil, a Scania fez demonstrações de um ônibus, também europeu, movido a gás natural e diz que pretende iniciar a produção no País.
No caso do ônibus da Iveco testado em 2012 em Belo Horizonte, o desempenho e custos operacionais foram considerados satisfatórios, mas a distribuição do combustível na época foi considerada um dos entraves.
De acordo com o governo do estado, com a decisão da secretaria, vai permitir melhor acesso ao combustível e redução de preço.
A Gasmig vai ter uma tarifa própria para frotistas e outra para o transporte público. Por ser uma venda direta feita por uma empresa de controle estatal, não vai haver incidência de ICMS.
A Companhia de Gás de Minas Gerais é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (99,6%) e o Município de Belo Horizonte – PBH (0,4%).
Ainda segundo a nota do governo do estado, pelo preço menor em relação a outros combustíveis e pela não incidência do ICMS, a economia para o segmento de transportes e serviços públicos pode variar de “10% a 30% para a frota de veículos pesados (caminhões e ônibus), 15% a 35% para empilhadeiras e 55% a 65% para frota de veículos leves (frotistas e cooperativas de transporte e táxis).”
Com a medida, a Gasmig espera aumentar em 20% a participação no segmento de gás veicular nos próximos quatro anos, mas admite que será trabalhoso convencer o empresário, principalmente do transporte coletivo.
Para isso, vai intensificar o contato com os frotistas, principalmente da capital mineira.
A Gamig diz que a rede de gasodutos em Minas Gerais atende a 44 cidades, incluindo Belo Horizonte, Governador Valadares, Itabira, Itabirito, Pouso Alegre e Varginha.
Para atendimento a frotas e indústrias próximas da rede , há a opção de instalação de uso de compressores nas dependências das empresa para abastecimento.
Reportagem: Adamo Bazani
Informações: BLOG PONTO DE ÔNIBUS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC