Ecoponte iniciará construção da alça de ligação da Ponte com a Linha Vermelha
Trecho terá 2,5 km de extensão e duas faixas de rolamento
A concessionária Ecoponte irá iniciar em janeiro de 2018 as obras da
alça de Ligação da Ponte com a Linha Vermelha, que sairá da Reta do Cais, na
altura do pórtico 3, e seguirá a partir do Arsenal de Guerra do Exército com
conexão à Linha Vermelha na altura do Parque Alegria. O trecho terá 2,5 km de
extensão em trecho elevado, duas faixas de rolamento, e deverá gerar cerca de
1,5 mil empregos diretos.
Inicialmente, conforme previsto no edital de concessão da Ponte, o traçado da Alça passava pelo Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), e previa a remoção de diversos túmulos, e desapropriação de 300 imóveis. A concessionária realizou novos estudos, promoveu ajustes e desenvolveu novo traçado, já autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O novo traçado, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio e ANTT, provocará impacto social mínimo, pois reduzirá substancialmente o número de desapropriações de imóveis particulares e não passará mais pelo Cemitério.
A concessionária informou que está em tratativas avançadas com a Prefeitura do Rio para emissão das licenças necessárias para instalação do canteiro de obras. A Prefeitura do Rio criou um grupo de trabalho para discutir as intervenções na Zona Portuária e um comitê exclusivo para tratar da Alça de Ligação com a Linha Vermelha.
Além de oferecer uma ligação direta da Ponte para a Linha Vermelha, a Alça deverá melhorar a saída da Ponte para Avenida Brasil e entorno: cerca de 20% do fluxo da Ponte em direção ao Rio acessa a Linha Vermelha pela Brasil, o que corresponde a 15 mil veículos por dia.
Obras da Avenida Portuária também começarão
Ao iniciar a construção da Alça, a Ecoponte começará também a construir a Avenida Portuária, via exclusiva para veículos de carga que seguem pela Avenida Brasil em direção ao Cais do Porto. Com 3,2 km de extensão, a Portuária terá 2,5 km de trecho compartilhado com a Alça e sairá de Manguinhos e se estende até o portão 32 do Cais do Porto. A via terá duas faixas de rolamento, sendo uma para cada sentido, e estimativa de tráfego de 2,6 mil veículos de carga por dia. Os investimentos para a construção da Alça da Linha Vermelha e da Avenida Portuária serão de cerca de R$ 450 milhões e as obras deverão ser realizadas até maio de 2020.
Os trechos elevados terão gabarito mínimo de 5,5 metros de altura, e cada faixa de rolamento terá 3,5 metros de largura. Os novos trechos serão incorporados à Ponte Rio-Niterói e ficarão sob responsabilidade da Ecoponte, que estenderá todos os seus serviços a ambos (monitoramento por câmera, atendimentos médico e mecânico, manutenção, etc).
Inicialmente, conforme previsto no edital de concessão da Ponte, o traçado da Alça passava pelo Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), e previa a remoção de diversos túmulos, e desapropriação de 300 imóveis. A concessionária realizou novos estudos, promoveu ajustes e desenvolveu novo traçado, já autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O novo traçado, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio e ANTT, provocará impacto social mínimo, pois reduzirá substancialmente o número de desapropriações de imóveis particulares e não passará mais pelo Cemitério.
A concessionária informou que está em tratativas avançadas com a Prefeitura do Rio para emissão das licenças necessárias para instalação do canteiro de obras. A Prefeitura do Rio criou um grupo de trabalho para discutir as intervenções na Zona Portuária e um comitê exclusivo para tratar da Alça de Ligação com a Linha Vermelha.
Além de oferecer uma ligação direta da Ponte para a Linha Vermelha, a Alça deverá melhorar a saída da Ponte para Avenida Brasil e entorno: cerca de 20% do fluxo da Ponte em direção ao Rio acessa a Linha Vermelha pela Brasil, o que corresponde a 15 mil veículos por dia.
Obras da Avenida Portuária também começarão
Ao iniciar a construção da Alça, a Ecoponte começará também a construir a Avenida Portuária, via exclusiva para veículos de carga que seguem pela Avenida Brasil em direção ao Cais do Porto. Com 3,2 km de extensão, a Portuária terá 2,5 km de trecho compartilhado com a Alça e sairá de Manguinhos e se estende até o portão 32 do Cais do Porto. A via terá duas faixas de rolamento, sendo uma para cada sentido, e estimativa de tráfego de 2,6 mil veículos de carga por dia. Os investimentos para a construção da Alça da Linha Vermelha e da Avenida Portuária serão de cerca de R$ 450 milhões e as obras deverão ser realizadas até maio de 2020.
Os trechos elevados terão gabarito mínimo de 5,5 metros de altura, e cada faixa de rolamento terá 3,5 metros de largura. Os novos trechos serão incorporados à Ponte Rio-Niterói e ficarão sob responsabilidade da Ecoponte, que estenderá todos os seus serviços a ambos (monitoramento por câmera, atendimentos médico e mecânico, manutenção, etc).
Informações: O Fluminense
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