Linha 5-Lilás deverá estrear operação comercial em 10 estações no dia 6 de novembro


Se tudo correr bem, a Linha 5-Lilás deverá passar a contar com 10 estações operando em horário comercial (4h40 às 0h00) a partir do dia 6 de novembro, uma segunda-feira. A data exata em que as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin passarão a funcionar para valer ainda não é certa, mas foi revelada pela diretoria de operações na semana passada a alguns blogs que cobrem o setor.
Hoje as três estações, abertas no dia 6 de setembro, operam de forma limitada, entre 10h e 15h e sem pagamento de passagem. O Metrô já havia informado que a operação comercial, quando os trens seguirão por todas as 10 estações e será cobrada a tarifa em qualquer uma delas, ocorreria na primeira quinzena de novembro.
Segundo o blog ouviu de funcionários, o teste realizado na linha neste domingo (29) e que interrompeu o serviço até 17 horas, seria crucial para que o software do CBTC (sistema de controle de trens) fosse experimentado em sua nova versão que inclui as três estações. Hoje operam na linha 10 trens entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. Com a adição das novas estações, esse total subirá para 14 composições, necessárias para que o headway (intervalo entre trens) dê conta da demanda como também seja reduzido, já prevendo um aumento no número de usuários.
Testes até Chácara Klabin
No bate-papo com os blogs, o Metrô também revelou a intenção de iniciar os testes com trens no trecho entre Brooklin e Chácara Klabin ainda em novembro, porém, sem estipular uma data certa. Em imagens recentes, é possível ver que a rede aérea já está quase toda instalada nessa região, o que permitirá que o Metrô e a Bombardier possam colocar as composições circulando sem passageiros pelas seis estações previstas para entrega este ano ainda.

Informações: Site Metrô CPTM
Texto: Ricardo Meier

Comentários

  1. Camarada, se nesta terça-feira (31) esse post estiver no ar ainda vou abrir uma reclamação no Google (Blogger) por reprodução do meu texto sem autorização.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, dê os devidos créditos ao Ricardo Meier!

    ResponderExcluir
  3. Ficou fácil reproduzir texto alheio sem dar os devidos créditos, né?

    ResponderExcluir
  4. Peço desculpas por não ter citado seus créditos, pode deixar que colocarei o nome do autor e o site, dessa vez eu esqueci deixa colocar a autoria e o site

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC