Internacional. Bolívia abre a décima linha do teleférico que liga as cidades de La Paz com El Alto

Resultado de imagem para teleferico la paz bolivia
A décima linha do "sistema de transporte aéreo público", ou teleférico, que completa uma rede de integração metropolitana de 30,7 quilômetros, unindo as cidades bolivianas de La Paz e El Alto, iniciou suas operações ontem.
"Esta linha consolida o grande projeto que foi planejado há sete anos, todas as linhas estão interligadas e não há linhas isoladas", disse César Dockweiler, gerente da empresa estatal Mi Teleférico, a repórteres.
No total, o sistema possui 36 estações e 1.396 cabines nas duas cidades e opera acima de 3.600 metros acima do nível do mar.
Cada uma das linhas do sistema é identificada com uma cor diferente. As primeiras linhas construídas têm as cores da bandeira boliviana: vermelho, amarelo e verde. Os seguintes são identificados com as cores branco, azul, azul claro, laranja, roxo, marrom e prata, que correspondem à wiphala, a bandeira quadriculada das cores típicas dos povos indígenas andinos.
A Linha Prata, inaugurada na sexta-feira pelo presidente boliviano Evo Morales, tem 2,72 quilômetros de extensão, 21 torres e 117 cabines. Sua capacidade de transporte é de 3.000 pessoas por hora em cada direção.
Este ramo se conecta diretamente com as linhas vermelha, roxa e amarela na cidade de El Alto, e através delas é integrado com as outras linhas de teleférico que levam a La Paz, a sede do governo.
O sistema permite evitar o tráfego caótico e a geografia caprichosa das cidades de La Paz e El Alto, além de oferecer vistas aéreas das duas cidades.
Dockweiler disse que nos seis anos de operação, a rede de teleféricos transportou quase 200 milhões de pessoas.
A construção do sistema de teleférico em La Paz ficou a cargo da empresa austríaca Doppelmayr e exigiu um investimento de mais de US $ 800 milhões.
Com esta última linha conclui a segunda fase deste projeto, sem descartar a futura incursão deste sistema em outras cidades como Sucre e Potosí.
Fonte: Época e Negócios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC