Internacional. Mexibús recebeu ônibus articulado a gás natural

Divulgação: Scania México


O sistema de BRT Mexibús, que opera entre os municípios de Ecatepec, Coacalco, Tultitlán e Cuautitlán Izcalli (México), por meio da transportadora Transcomunicador, recebeu o seu primeiro ônibus articulado movido por gás natural. O veículo, da marca Scania, tem o chassi K320 equipado com motorização Euro VI e a carroçaria Busscar.

O corredor Mexibús movimenta mais de 200 mil pessoas por dia, com uma operação de cerca de 23 mil km por dia, oferecendo mobilidade para mais de dois milhões de habitantes, sendo a opção de transporte mais ágil e sustentável do estado do México. A empresa Transcomunicador sabe que tem uma grande responsabilidade, pois opera um sistema de transporte de alto impacto para a sociedade e está ciente de que deve contribuir para minimizar os impactos ambientais que o transporte proporciona.

O referido veículo, segundo a Scania, usa a mais moderna tecnologia de motores a gás, que alcança uma significativa redução das emissões de poluentes que causam estragos na saúde pública, como o Nox (óxido de nitrogênio) em 80% e até 96% de mitigação das emissões de MP (material particulado). Em adicional, esta unidade também é caracterizada pela redução do ruído derivado de sua operação em até cinco vezes em comparação com um modelo a diesel Euro V.

Adolfo Elim Luviano Heredia, diretor-geral do Sistema de Transporte Masivo y Teleférico del Estado de México, comentou a respeito da introdução dessa tecnologia ao Estado do México, considerada ecologicamente sustentável para a entidade. "Sempre falaremos em benefício aos nossos usuários. Queremos promover um menor impacto ambiental e um menor impacto na saúde da população onde atuamos", disse ele.

O corredor Mexibús possui 16,5 quilômetros de extensão, com 23 estações, três terminais e seis estações de transferência intermodal. A frota do sistema é composta por 63 ônibus, tendo equipamentos de GPS e de radiocomunicação.

Com conteúdo Revista Autobus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC