Posto de Gratuidades do MetrôRio retoma atendimento a estudantes



Com a retomada das aulas presenciais na rede estadual, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, voltou a atender estudantes do terceiro ano do Ensino Médio no Posto de Gratuidades, localizado na estação Central. O serviço, voltado para alunos com problema na validação dos cartões, funcionará com novos protocolos sanitários e de distanciamento, a fim de evitar a propagação do coronavírus. 

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para evitar aglomerações, haverá o limite diário de senhas, que serão distribuídas no momento da triagem, com intervalos de 15 a 20  minutos entre os atendimentos. A distribuição ocorrerá até as 17h ou enquanto houver senhas disponíveis.

Apenas os estudantes com alterações na validação de seus cartões de gratuidade devem procurar o atendimento presencial, para garantir o acesso às estações, evitando o bloqueio. Para os demais alunos, a revalidação é feita automaticamente nas estações, mediante o envio da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais, e a confirmação da renovação do aluno para o ano letivo vigente. 

Qualquer dúvida quanto ao funcionamento do cartão, é necessário o comparecimento ao Posto de Gratuidades, na Estação Central.  

Regras de prevenção

A volta do atendimento presencial, desde o mês passado, obedece às regras de ouro determinadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, definidas para a prevenção ao novo coronavírus, tais como, o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, disponibilidade de álcool em gel, assepsia do ambiente e distanciamento mínimo de dois metros entre cada cliente. 

A concessionária vem seguindo as normas e recomendações dos órgãos de Saúde dos governos municipal e estadual e também as diretrizes da Secretaria de Estado de Transportes para prevenção ao coronavírus.

Atendimento aos idosos

O posto de gratuidades realiza também o atendimento a solicitações de emissão de cartões para pessoas com deficiência e/ou portadoras de doenças crônicas, que já estejam com o Vale Social aprovado para o modal metrô. No entanto, o direito de gratuidade é garantido com a apresentação de documento de identidade com foto nas estações.

Informações 

Para receber o cartão de gratuidade, os estudantes devem comparecer uniformizados ao posto portando os documentos:

1. Carteira de estudante ou declaração escolar original do ano letivo vigente.
2. Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade original.
3.Comprovante de residência de um dos três últimos meses (original).
4. Se for menor de idade, deve estar acompanhado de responsável legal, que deverá apresentar identidade e CPF originais.

Atenção: Os estudantes somente são cadastrados se constarem da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC