Levantamento aponta queda na compra de novos ônibus no Rio durante pandemia

Divulgação: Agência Brasil



Um levantamento divulgado pelo Rio Ônibus, nesta quarta-feira (28), mostra que a compra de novos ônibus pelas empresas de transporte na cidade do Rio praticamente zerou durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o sindicato que representa os quatro consórcios que atendem à capital fluminense, de 2012 a 2016, uma média 1.250 veículos eram adquiridos por ano. Já nos últimos 12 meses, foram comprados apenas 236.

De acordo com o porta-voz do Rio Ônibus, Paulo Valente, somado aos impactos da pandemia, o serviço de transportes lida com uma crise financeira que impossibilita a renovação da frota.

De acordo com o Rio Ônibus, a queda no número de passageiros por causa da pandemia do coronavírus hoje é de 46%. Nos primeiros meses, o número chegou a 80%. O grupo também atribuiu o congelamento da tarifa e a política de gratuidades sem fonte de custeio como outras razões para a crise.

O desemprego também atingiu o setor que, nos últimos 5 anos, demitiu cerca de 15.000 rodoviários.

A redução da compra de novos ônibus pelas empresas mostra um processo de envelhecimento da frota na cidade. A idade média dos ônibus em 2011 era de cerca de três anos. Ainda segundo o Rio Ônibus, atualmente, o número supera seis anos.

Com a falta de renovação da frota, quem depende do transporte público, acaba tendo que lidar com o sucateamento dos ônibus.

Impactada pela redução nas vendas, a fábrica da Marcopolo, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, anunciou que vai fechar as portas na próxima sexta-feira (30). A líder do mercado brasileiro vai transferir a linha de produção para as unidades no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo.

Fonte: Band News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC