Justiça dá prazo para a SuperVia explicar mudanças nos ramais Santa Cruz e Deodoro

Usuários flagram superlotação no Ramal Santa Cruz após a exclusão do Deodoro
 Reprodução/Internet
A polêmica envolvendo a exclusão do Ramal Deodoro da SuperVia e a transformação da linha Santa Cruz em parador segue em uma disputa judicial. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) informou que a SuperVia deve justificar as mudanças na operação que funcionam desde o dia 8 de junho. A empresa terá 20 dias para responder aos questionamentos.
De acordo com o compositor Danilo de Oliveira, de 29 anos, um dos usuários responsáveis pela ação, a superlotação nos ramais aumentou principalmente após a flexibilização do isolamento no estado do Rio. Ele explica que usuários que utilizam as linhas antes atendidas pelo ramal Deodoro, na Zona Norte, migraram para os trens que atendem os passageiros do Japeri, único que segue com a operação expressa e que tem a Baixada Fluminense como destino.
"Não há um estudo técnico, a SuperVia diz que a mudança está sendo testada. É uma contradição falar que vão testar a superlotação de um transporte de massa como o trem, em uma cidade que faz a flexibilização e em um estado que não se testa a população pra covid-19. Esperamos que a Justiça não aposte a vida de milhares de pessoas como a SuperVia está fazendo", disse.
Danilo conta que voltou ao trabalho após a flexibilização e que ambos os ramais Japeri e Santa Cruz têm apresentado uma superlotação além do normal e em diversos horários do dia.
"Eu saio de Madureira para a Central por volta de 9h30 e retorno entre 17h e 18h. Com o ramal Santa Cruz Expresso, nós da Zona Norte levávamos 23 minutos com duas opções, ele e o Japeri. Só com o parador, o tempo dobra e o trem sai lotado. Eu pego o Japeri cheio, que é o único fazendo o serviço expresso, mas chego ao meu destino mais rápido", conta.
Procurada, a SuperVia disse que só irá se manifestar quando for notificada, o que ainda não ocorreu.
Alteração nos ramais
A alteração no percurso do Ramal Santa Cruz passou a ser feita a partir de 8 de junho e é realizada com a descontinuidade do ramal Deodoro e, com isso, a linha que atende à Zona Oeste opera também para passageiros da Zona Norte. A SuperVia decidiu continuar com o serviço expresso apenas para quem utiliza o ramal Japeri, que vai para a Baixada Fluminense. Este segue com o percurso habitual, parando apenas nas estações São Cristóvão, Maracanã, Engenho de Dentro e Madureira, antes de Deodoro. A passagem segue com o valor de R$4,70.
Quando a mudança foi anunciada, um dia antes de serem colocadas em prática, a SuperVia alegou que todas as alterações serão estudadas enquanto ocorrem no dia-a-dia e caso funcionem, elas poderão ficar de maneira permanente. Os usuários, no entanto, não aprovaram e pedem a volta do Ramal Deodoro.
Fonte: O Dia

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