Rio de Janeiro-RJ. Prefeitura altera operação de linhas do BRT para otimizar embarque

Divulgação: Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, supendeu seis serviços do sistema BRT e criou outros quatro, em caráter temporário, a fim de dar maior agilidade no embarque e minimizar a aglomeração de passageiros nas plataformas dos terminais e estações de BRT. A alteração passa a valer na próxima segunda-feira, 11.

A medida integra as iniciativas da Prefeitura para combater a disseminação do coronavírus na cidade, minimizando os riscos de contaminação. A mudança também vai proporcionar o aumento da oferta de veículos para a população e a redução dos intervalos nos corredores onde há maior procura pelo transporte.

Serão suspensas as seguintes linhas:

30 – Galeão x Alvorada (semi-direto)

42 – Fundão x Divina Providência (parador)

13 – Mato Alto x Alvorada (expresso)

25 – Mato Alto x Alvorada (parador)

Linhas com alteração de serviço entre 9h e 16h (não vão circular neste período, de menor demanda):

53 – Sulacap x Alvorada (expresso)

40 – Madureira x Alvorada (expresso)

Serão criadas as seguintes linhas:

31 – Vicente de Carvalho x Alvorada (semi-direto)

42E – Galeão x Santa Efigênia (parador)

27 – Mato Alto x Salvador Allende (parador)

28 – Mato Alto x Alvorada (semi-expresso) – expresso das estações Mato Alto até Salvador Allende e parador de Salvador Allende até Terminal Alvorada

Importante reforçar que a medida foi tomada para favorecer o escoamento de passageiros e reduzir o tempo de espera para o embarque.

Outras importantes medidas foram definidas para os transportes municipais, a fim de preservar a população contra a Covid-19. Veja algumas delas:

Multas por lotação

Fiscais da secretaria também percorrem a cidade e os corredores do BRT, diariamente e em diferentes turnos, para verificar se a determinação de transportar somente passageiros sentados, uma das primeiras medidas adotadas, está sendo respeitada.

Desde o início das ações, 313 multas foram aplicadas aos consórcios por lotação nos ônibus e outras irregularidades, como falta de vistoria e circulação com frota abaixo do determinado.

Higienização e uso de máscaras

Equipes da secretaria também verificam se as empresas estão cumprindo a determinação de realizar a desinfecção dos coletivos, diariamente, antes do início da operação, e o uso de máscaras pelos motoristas e por funcionários das garagens.

Passe livre estudantil

A secretaria prorrogou a suspensão das gratuidades nos transportes públicos para estudantes que possuem o Passe Livre Universitário e para os estudantes do ensino fundamental e médio de escolas municipais. Os universitários terão o benefício suspenso até o dia 11 de maio, já os alunos matriculados nas escolas do município, até o dia 15 de maio, conforme as restrições de funcionamento das instituições de ensino.

Gratuidade idosos

A secretaria instituiu a limitação da gratuidade para idosos nos ônibus municipais, para que só usem se precisarem se deslocar para obter atendimento médico. As viagens, que antes eram livres, passaram a ter o limite de quatro por dia.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais