Aeroporto de Vitória é apontado como o segundo melhor do Sudeste

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

O Aeroporto de Vitória foi bem avaliado pelos passageiros que utilizaram o terminal durante o 4º trimestre de 2019, quando ainda era administrado pela Infraero. O resultado foi apontado pela Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, divulgada nesta quinta-feira (6), pelo Ministério da Infraestrutura.

Durante a pesquisa, os passageiros atribuíram notas de 1 a 5 para 32 indicadores, sendo um de Satisfação Geral, o qual o Aeroporto de Vitória ficou com 4,64, avanço de 1,5% em relação à sondagem do mesmo período de 2018. Os indicadores mais bem avaliados pelos viajantes de Vitória foram: tempo de fila na inspeção de segurança (4,76), disponibilidade de sanitários (4,54), limpeza dos sanitários (4,64), disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,66) e limpeza geral do aeroporto (4,77).

Na categoria de aeroportos que movimentam até 5 milhões de passageiros ao ano, que reúne oito terminais, o Eurico de Aguiar Salles ficou com a segunda melhor nota, atrás apenas do Aeroporto de Florianópolis, com 4,78. A média da categoria foi 4,50. Já na pontuação geral, que soma 20 aeroportos, o terminal foi apontado como o segundo melhor da região Sudeste, atrás do Aeroporto de Campinas, com 4,80.

A pesquisa ouviu 20.835 passageiros domésticos e 4.113 internacionais entre os meses de outubro e dezembro do ano passado. A sondagem também aponta que 93,5% dos passageiros avaliaram os aeroportos brasileiros como bons ou muito bons no último trimestre.

Desde o dia 3 de janeiro, a Infraero não é mais administradora do Aeroporto Internacional de Vitória. O presidente da empresa, Brigadeiro Helio Paes de Barros, lembra que a Infraero entregou à iniciativa privada um terminal totalmente reformado e seguro, o que colabora com as avaliações positivas da pesquisa. “O resultado dessa pesquisa demonstra que entregamos ao novo operador aeroportuário do Aeroporto de Vitória, um terminal moderno e bem avaliado pelos passageiros que o utilizam. Posso garantir que os demais terminais administrados pela empresa contarão com o mesmo nível de performance e segurança até que as atividades sejam totalmente transferidas à iniciativa privada”, pontuou o gestor.

Em 30 março de 2018, o novo Aeroporto de Vitória foi aberto aos passageiros. O investimento total da obra foi de R$ 559,4 milhões e permitiu que fosse elevada a capacidade de viajantes, bem como a internacionalização. Com 29,5 mil m², o terminal, localizado na avenida Adalberto Simão Nader, agora tem capacidade para atender 8,4 milhões de passageiros ao ano, ante a capacidade anual de 3,3 milhões de passageiros do antigo terminal.

Atualmente, o Aeroporto de Vitória é administrado pela Aeroportos do Sudeste do Brasil S.A. (ASeB), da empresa suíça Zurich Airports.

As informações são da Infraero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais