Salvador estuda expandir veículos elétricos para frota convencional de ônibus após BRT

Resultado de imagem para brt salvador
O veículos do BRT de Salvador devem ser movidos à energia elétrica. Segundo a prefeitura municipal, o plano faz parte de um planejamento inicial que, a médio prazo, deve se estender à frota convencional de ônibus, que deve substituir os combustíveis fósseis. 

O assunto será discutido nesta quinta-feira (3), a partir das 8h, num debate promovido pelo Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática e a prefeitura. O encontro contará com a Enel, empresa italiana do setor elétrico que já adotou um modelo de estímulo ao transporte público urbano elétrico no Chile e quer fazer o mesmo na capital baiana.

Os assuntos debatidos serão os seguintes: "Modelos de negócios para introdução de ônibus zero emissões", "Fornecedores de ônibus zero emissões" e "Entidades financeiras e investidores", entre outros.

"Queremos colocar o BRT e o transporte público de Salvador no patamar do que há de mais sustentável na América do Sul e no mundo. Já fizemos, inclusive, testes com um modelo elétrico nas ruas", disse o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota.

O evento contará ainda com representantes instituições financeiras interessadas em financiar os veículos elétricos, a exemplo da Banco do Nordeste, BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Do C40, quem estará presente é o diretor regional para América Latina, Manuel Olivera. O prefeito ACM Neto participa da abertura.

Com informações: Bahia Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC