Rio de Janeiro-RJ. Witzel diz que estuda implementar Linha 3 ou estações de barcas em São Gonçalo

Resultado de imagem para metro linha 3 rj
O governador do Rio Wilson Witzel afirmou na manhã desta sexta-feira que analisa a viabilidade da construção da Linha 3 do metrô - que vai ligar São Gonçalo ao Rio - ou se colocará na cidade estações de barcas. Segundo Witzel, a definição sairá ainda este ano. O objetivo é resolver o problema do transporte do município. A fala foi durante o lançamento do São Gonçalo Presente.
— Estamos estudando se a melhor forma (de resolver a situação) é a Linha 3 ou colocar as (estações de) barcas. Ainda neste ano vamos reestruturar o transporte — disse Witzel que criticou a situação do transporte no estado.
— Eu sei da dificuldade de quem sai daqui de São Gonçalo e vai para o Rio, usando o transporte público. É caro e lento — completou, garantido a reestruturação do modal.
Após a participação no evento, que durou pouco menos de 40 minutos, o governador não comentou a crise da Cedae e foi embora sem responder as perguntas dos jornalistas.
O antigo projeto da Linha 3 do metrô — que vai ligar uma margem da Baía de Guanabara a outra e que tem um trajeto que poderá levar meia horas — é de 1968. Se a ideia sair do papel, mais de 700 mil pessoas serão beneficiadas.
No entanto, depois das várias mudanças no projeto inicial, a ideia continua engavetada, enquanto a Linha 4 — que liga a Zona Sul da Tijuca à Barra da Tijuca — já foi implementada, com um custo quase três vezes maior.
Há anos o governo do estado tem prometido um edital de licitação para a obra. Agora, o estado avalia se vale ou não a pena a construção desse modal. Em 2014, as obras estavam orçadas em R$ 5 bilhões.
Em 2013, a então presidente Dilma Rousseff chegou a prometer, durante uma solenidade na cidade, um aporte do governo federal para que a obra fosse realizada em parceria com o governo fluminense. No entanto, essa ajuda nunca veio.
A Linha 3 deverá ter 22 quilômetros de extensão, mas a definição do trajeto e da localização das estações depende da conclusão de um estudo de engenharia.
São Gonçalo Presente
Esta é 21ª base do programa instalada no estado. O patrulhamento vai funcionar diariamente, das 6h ‪às 20h‬, na região do calçadão de Alcântara e no Centro da cidade. No total, 40 policiais realizarão o policiamento a pé, de motocicletas e viaturas.
Com informações: Extra/O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC