Especial 466 de São Paulo. O que mudou no Transportes Público
Nestes 466 anos da cidade de São Paulo, o Corredores dos Transportes preparou uma série especial para a maior cidade do Brasil, os avanços do transporte público. Desde do surgimento da ferrovia até o crescimento do transporte rodoviário, a cidade de São Paulo vem crescendo na força do progresso da modernidade, além de possui o maior sistema ferroviário urbano de todo Brasil, conta com o maior número de terminais rodoviários urbanos do Brasil, dividido entre os terminais municipais e os metropolitanos.
Trens
As estradas-de-ferro que atendem a cidade de São Paulo são: Estrada de Ferro Sorocabana (Atuais linha 8 e 9 da CPTM), Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (Atuais trechos das linhas 7 e 10 da CPTM), Estrada de Ferro Central do Brasil (Atuais linhas 11 e 12 da CPTM). O mais novo trecho ferroviário foi inaugurado em abril de 2018, a linha 13 da CPTM (trecho entre as Estações Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Guarulhos).
Metrô
O Metrô de São Paulo foi construído em 14 de setembro de 1974. As primeiras linhas construídas foram a Azul-1 ( ligação Norte-Sul, Tucuruvi-Jabaquara) e a Vermelha-3 (ligação Leste-Oeste, Corinthians Itaquera-Barra Funda). Posteriormente, novas linhas foram sendo construídas: Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), Linha 4-Amarela (Luz-São Paulo Morumbi), Linha 5-Lilás (Chácara Klabin-Capão Redondo), Linha 6 (Em projeto), Linha 15-Prata (Vila Prudente-Jardim Planalto) e Linha 17 (em construção). A Linha 4-Amarela desperta uma curiosidade, álém de ser considerada uma das mais modernas, conta com um sistema de trens guiados sem o condutor. O monotrilho da Linha 17 também é operado sem o condutor.
Ônibus
Os ônibus de São Paulo são administrados atualmente pela SP Trans, criado em 8 de março de 1995. Antes da SP Trans, as linhas de ônibus passaram pelo processo de municipalização no ano de 1992. A municipalização durou até 1995, quando a administração foi entregue para a SP Trans. Hoje o serviço do transporte municipal de São Paulo está divido em 9 áreas: 1 - Noroeste, 2 - Norte, 3 - Nordeste, 4 - Leste, 5 - Sudeste, 6 - Sul, 7 - Sudoeste e 8 - Oeste e 9-Centro
Os ônibus de São Paulo na época na municipalização |
Consórcios
- Área 1 - Noroeste - Verde Claro Santa Brígida, Gato Preto, Norte Buss, Spencer
- Área 2 - Norte - Azul Escuro: Sambaíba, Norte Buss, Spencer
- Área 3 - Nordeste - Amarela: Metrópole Paulista, Transunião, Upbus
- Área 4 - Leste - Vermelha: Ambiental, AlliBus, Pêssego, Express
- Área 5 - Sudeste - Verde Escuro: Via Sudeste, Transunião, Move Bus
- Área 6 - Sul - Azul: Viação Grajaú, Mobibrasil, Transwolff, A2
- Área 7 - Sudoeste - Vinho (Bordô): Campo Belo, Metrópole Paulista, Gatusa, KBPX, Transwolff
- Área 8 - Oeste - Laranja: Transppass, Gato Preto, Transcap, Alfa Rodobus
- Área 9 - Centro - Cinza: Sem empresa específica; atendida por todas.
Terminais Municipais e Metropolitanos
Área 1-Noroeste
- Terminal Jardim Britânia
- Terminal Pirituba
Área 2-Norte
- Terminal Casa Verde
- Terminal Vila Cachoeirinha
Área 3-Nordeste
- Terminal Terminal A.E.Carvalho
- Terminal Aricanduva
- Terminal Penha
- Terminal São Miguel
Área 4-Leste
- Terminal Cidade Tiradentes
- Terminal Itaquera 2
- Terminal Vila Carrão
Área 5-Sudeste
- Terminal Metropolitano São Mateus
- Terminal Sacomã
- Terminal Sapopemba/Teotônio Vilela
Área 6-Sul
- Terminal Grajaú
- Terminal Parelheiros
- Terminal Varginha
Área 7-Sudoeste
- Terminal Água Espraiada
- Terminal Capelinha
- Terminal Guarapiranga
- Terminal Jardim Ângela
- Terminal João Dias
- Terminal Santo Amaro
Área 8-Oeste
- Terminal Campo Limpo
Área Central
- Terminal Amaral Gurgel
- Terminal Bandeira
- Terminal Lapa
- Terminal Mercado
- Terminal Parque D Pedro II
- Terminal Pinheiros
- Terminal Princesa Isabel
- Terminal Vila Prudente
Terminais Metropolitanos
- Terminal Rodoviário Barra Funda
- Terminal Rodoviário Tietê
- Terminal Rodoviário Jabaquara
- Terminal Morumbi
Comentários
Postar um comentário