Poços de Caldas adia mais uma vez licitação do transporte coletivo

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A prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, informou nesta segunda-feira, 09 de dezembro de 2019, que está mais uma vez adiando a data de entrega de propostas na licitação para os serviços de ônibus municipais.
Desta vez, não há data prevista para a realização da concorrência.
A mais recente data estava programada para o dia 30 de dezembro às 10 horas, e o edital ratificado deveria ter sido publicado dia 28 de novembro passado, o que não ocorreu. Relembre: Licitação de ônibus de Poços de Caldas é adiada para 30 de dezembro
Segundo o informe da prefeitura, recebido pelo Diário do Transporte, o novo adiamento se deu “em virtude da complexidade de questões decorrentes de esclarecimentos, cuja análise indica modificações no estudo de viabilidade econômico-financeira, no programa de exploração e no orçamento”.
Desta forma, continua a prefeitura, “tornou-se inviável disponibilizar o edital retificado no dia 28/11/2019, fato que impossibilita o recebimento de propostas no dia 30/12/2019. Tão logo estejam concluídos os trabalhos e as providências necessárias, será designada nova data para recebimento das propostas”.
BREVE HISTÓRICO
O projeto que serviu de base para o edital foi apresentado no dia 20 de setembro de 2019, durante audiência pública na cidade mineira.
Especialistas do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, instituição contratada para construir o novo projeto de concessão, apresentaram um diagnóstico completo do atual funcionamento do transporte de passageiros na cidade, destacando alguns problemas e sugerindo possíveis soluções.
O certame deve ser definido pelo critério da menor tarifa apresentada para cada área.
Os estudos do CEFET apontaram um prazo de concessão de 15 anos, o necessário para o equilíbrio financeiro do contrato. “O transporte é algo dinâmico, os anseios da população devem ser equalizados com as propostas técnicas”, ressaltou a advogada Rosângela Ribeiro Melo, especialista em transporte público e que integra a equipe do CEFET.
Umas das possibilidades é que duas empresas dividam os serviços de transporte.
Também podem ocorrer mudanças na configuração das linhas. Hoje o sistema é radial – as 48 linhas de ônibus saem dos bairros com sentido centro. A proposta é articulada linhas diametrais, ligando dois bairros passando pelo centro.
Os técnicos do CEFET sugeriram ainda linhas diretas entre diferentes regiões, como anterior funcionou como ligação das zonas leste a oeste.
Quanto ao uso de ônibus elétricos na futura concessão, os técnicos explicaram a inviabilidade da tecnologia, “complexa e cara”.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Com informações: Diário do Transporte

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