Rio de Janeiro-RJ. VLT da Linha 3 iniciou sua operação

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
O prefeito Marcelo Crivella iniciou, neste sábado, 26 de outubro, a operação da Linha 3 do VLT Carioca. O último trecho do sistema liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Marechal Floriano. O total do percurso dura, em média, 18 minutos.

O percurso conta com 10 paradas, sendo três novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na praça de mesmo nome, também na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano, próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, à altura da igreja homônima). Os nomes contam com homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e entidades do movimento negro e sociedade civil.
As paradas Central e Cristiano Ottoni-Pequena África terão serviço compartilhado com a Linha 2, enquanto as paradas Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont atenderão às Linhas 1 e 3. Nos trechos compartilhados, os intervalos entre os trens serão de aproximadamente 3,5 minutos, como já acontece atualmente na região da Rodoviária.
A imagem pode conter: 4 pessoas, área interna
O novo trecho é a última entrega prevista no projeto e marca a consolidação de uma rede de 28km de trilhos, 29 paradas e estações e 32 trens que circulam desde junho de 2016 no Centro e Região Portuária do Rio. Em três anos de operação, o VLT Carioca ultrapassou a marca de 50 milhões de passageiros transportados e a expectativa com a nova linha é que, já nos primeiros meses, o total de passageiros ultrapasse a marca de 100 mil usuários por dia útil.
A Secretaria Municipal de Transportes informa que, por ocasião da operação da Linha 3 do VLT, as linhas de ônibus municipais que trafegavam pela Av. Marechal Floriano continuarão sem acessar a via, conforme ocorre desde o período das obras. As linhas em questão são:
007 - Silvestre x Central (circular);
100 - Troncal 1 - General Osório x Central (via Av. Nossa Senhora de Copacabana / Aterro do Flamengo);
105 - Troncal 5 - Alto Gávea x Central ( via Botafogo / Praia do Flamengo / 1º de Março);
106 - Troncal 3 - Central x Leblon ( (via Aterro do Flamengo / Av. Nossa Senhora de Copacabana);
107 - Central x Urca ( circular) e serviço;
309 - Alvorada x Central ( via Av. Lucio Costa / Botafogo / Praia do Flamengo) e serviços.

As seis linhas citadas vão acessar a Praça Cristiano Otoni, Rua Senador Pompeu, Rua Camerino e Avenida Passos para seguir as rotas estabelecidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC