Grande Vitória-ES. Ônibus do Transcol começam a circular sem cobrador nesta segunda

Resultado de imagem para onibus grande vitória sem cobrador
Divulgação: Folha Vitória
O prazo de 60 dias para adequação da população aos ônibus do Sistema Transcol que circulam sem trocador terminou e nesta segunda-feira (14) os 26 novos veículos, equipados com ar-condicionado e internet Wi-fi, trafegam nas oito linhas que circulam entre terminais sem a presença dos cobradores.
A meta, segundo a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), é de que até 2022, 600 novos ônibus sem cobradores estarem em circulação. Por isso, os cobradores estão sendo instruídos a fim de que atuem em outras áreas da corporação. Os profissionais também terão preferência na contratação para os novos postos de trabalho e continuarão recebendo o pagamento integral enquanto participam do processo de capacitação. 
Os cobradores não ficaram surpresos com a mudança, combinada com a categoria depois de uma paralisação dos coletivos, ocorrida em agosto. Ainda sim, temem que a mudança não tenha bons resultados. Alguns dos profissionais que conversaram com a reportagem de ESHOJE informaram que temem tragédias. “Só assim para as autoridades tomarem providência”, lamentou um rodoviário, que preferiu não se identificar.
Linhas
As linhas que receberão os novos ônibus são: 591 (Serra Sede/ T. Campo Grande), 523 (T. Jacaraípe / T. Jardim América), 503 (T. Laranjeiras / T. Vila Velha), 508 (T. Laranjeiras/ T.Vila Velha, via Camburi), 501 (T. Jacaraípe/ T. Itaparica), 504 T. (Jacaraípe / T. Itacibá via Reta da Penha), 516 (T. Jacaraípe / T. Ibes) e 572 (T. Laranjeiras / T. São Torquato – Via Camburi e Beira Mar).
Onde fazer e recarregar o cartão
O Cartão Cartão Transcol Cidadão (Passe Fácil) é destinado aos usuários do Sistema Transcol e pode ser adquirido por qualquer pessoa, mesmo os beneficiários dos outros tipos de cartões, como Estudante, Idoso ou Vale-transporte, por exemplo. Para isso, é necessário que ele esteja cadastrado. O cadastro é realizado pelo próprio usuário, em um posto do GVBus. É necessário entregar o formulário preenchido e apresentar o CPF e a identidade.
Para adquirir um ou inserir créditos, basta se dirigir a um dos pontos de atendimento. A recarga pode também ser feita em uma farmácia credenciada. O cadastro é gratuito, mas na primeira carga é necessário colocar o valor mínimo de 10 tarifas vigentes, que já poderá ser usado dentro dos coletivos. Nas cargas posteriores, o usuário poderá colocar a quantidade que desejar.
Veja os locais para adquirir o cartão na Grande Vitória:
Loja Central
Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória. CEP: 29.055-245. Ao lado da Caixa Econômica Federal da Reta da Penha.
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 8h às 16h30

Postos de atendimento GVBus
Loja da UFES, Terminais de Campo Grande, Laranjeiras e Vila Velha.
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 8h às 16h

Central Faça Fácil
Avenida Aloísio Santos, nº 500, bairro Santo André, Cariacica. CEP: 29.144-900.
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta – 8h às 17h Sábados – 8h às 13h.

Com informações: ES Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC