Rodoviários protestam em Vitória contra retirada de cobradores dos novos ônibus do Transcol
Divulgação: Revista ES Brasil |
Um grupo de rodoviários protesta, na manhã desta segunda-feira (1º), contra a retirada dos cobradores nos novos ônibus com ar-condicionado do Sistema Transcol. Os manifestantes começaram a caminhada na avenida Vitória e seguem até o Palácio Anchieta, em Vitória.
O Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES) organizou a passeata depois que o governo do estado anunciou que a nova frota de ônibus com ar-condicionado dispensaria o uso de cobradores.
Isso porque, nesses coletivos, não será aceito dinheiro para pagar a passagem, que será cobrada pelo sistema de bilhetagem eletrônica e é necessário cartão de passe.
Segundo o diretor social do Sindirodoviários, Cleber Lima, não haverá paralisação da frota de ônibus. A reivindicação é que o governo não cumpra o anunciado e preserve o emprego dos cobradores.
“O que a gente não vai deixar é perder o posto de cobrador. Eles disseram que vão remanejar para outro lugar, mas a gente sabe que não é isso que vai acontecer. O cobrador não só cobra, ele dá orientação ao motorista, verifica os pontos cegos, ajuda deficientes, dá informações. A gente não quer nada mais nada menos que o emprego. O governo deveria criar emprego e não desemprego. Imagina 5 mil cobradores na rua?”, questionou.
Os manifestantes seguem ocupando duas faixas e uma está livre para o fluxo de veículos. A Guarda de Trânsito de Vitória acompanha o protesto. Porém, na avenida Vitória, os ônibus segue atrás da manifestação e passageiros deixam os carros.
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário