Ônibus elétrico vai ser testado em Salvador a partir desta terça-feira (16)

Um ônibus 100% elétrico da empresa chinesa BYD vai começar a ser testado em linhas do transporte público de Salvador a partir de amanhã (16), durante 30 dias, com tarifa normal, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O teste tem a finalidade de permitir a análise tanto para melhorias do sistema convencional, quanto para a implantação em outros modais, como o BRT.
O veículo começará circulando na linha 1505 – Pirajá x Barra, da concessionária Plataforma. A informação foi obtida pela Rádio SociedadeCom capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, o ônibus não emite poluição e possui dois motores – um em cada roda – freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4 horas para ser recarregada.
Ainda segundo a Semob, o carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos veículos. Nela, o ônibus é conectado em uma tomada até o processo ser concluído. O veículo tem 100% de suspensão pneumática, sistema de ajoelhamento, piso baixo e ausência de degraus.
Para facilitar a acessibilidade a cadeirantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com o acionamento de um botão, o veículo é inclinado para o lado direito, onde uma prancha é deslizada.
Foto: Secom PMS
Fonte: Sociedade Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC