Trem entre São Paulo e Campinas será licitado até fim de 2020

Resultado de imagem para trem intermunicipal são paulo campinas
O projeto do governo paulista de fazer um trem intermunicipal de passageiros será viabilizado com a renovação antecipada de ferrovias federais, como as da Rumo e da MRS, segundo o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (DEM).
"Há uma previsão expressa da obrigatoriedade de compartilhar trilhos com governo do Estado, é uma premissa. A ideia é licitar o trem intercidades até o fim de 2020. Poderá ser uma concessão ou uma PPP [Parceria Público Privada], mas acredito que há viabilidade para uma concessão", disse Garcia ao participar de evento do Lide em São Paulo nesta sexta-feira.
O Lide foi fundado pelo atual governador de São Paulo e hoje afastado das atividades do grupo, João Doria, e promove eventos em que reúne empresários com representantes governamentais para discutir demandas do setor privado.
A linha ferroviária deverá ligar São Paulo a Campinas e, em um segundo momento, chegar até a cidade de Americana.
Além disso, as obras de construção de um monotrilho ligando a estação da CPTM e os terminais do aeroporto de Guarulhos deverão começar em outubro, para que o empreendimento esteja em operação até meados de 2021, segundo Garcia.
O projeto será realizado pela concessionária do aeroporto de Guarulhos, em troca de descontos no pagamento de outorgas ao poder concedente, segundo o vice-governador. Garcia também afirmou que o edital da concessão rodoviária de Piracicaba-Panorama, com mais de mil quilômetros, deverá ser lançado em julho.         

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC