Rio de Janeiro-RJ. Passageiros da SuperVia reclamam de bloqueio de Riocard

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Passageiros da SuperVia que utilizam RioCard tiveram os bilhetes bloqueados em algumas catracas de estações. Os casos envolvem cartões antigos, mas também há relatos bloqueios de cartões Riocard Mais Expresso, que começaram a ser trocados nesta segunda-feira. A SuperVia informou que está corrigindo a falha no sistema. 
"SuperVia, as catracas estão queimando os chips do Riocard da galera hein. Vamos resolver isso aí. Passagem cara, serviço cada vez mais ferrando o contribuinte", reclamou um passageiro. "Alô, SuperVia, catraca da estação Sampaio não está lendo o RioCard Mais. O técnico que estava no local se recusou a mexer ou utilizar a máquina portátil. Tive que pagar a passagem", criticou outro.
Em nota, a SuperVia disse que uma versão da atualização dos validadores, que começou a ser instalada no mês passado, apresentou problema durante a leitura de alguns cartões. "A falha foi identificada pela concessionária e que está sendo corrigida gradativamente em todas as estações. Para esclarecer as dúvidas, os passageiros podem acionar o SuperVia Fone (0800-726-9494)".
A concessionária informou que vem desde o final de abril realizando uma atualização no seu sistema de validadores das catracas para combater a fraude nos vales-transportes, em atendimento à demanda inicial da Fetranspor. "A empresa controladora do RioCard vem sofrendo grandes prejuízos e desenvolveu seu novo cartão com o objetivo específico de combater a ação dos fraudadores junto aos pontos de embarque dos diversos modais de transporte". 
O DIA entrou em contato com a Riocard, que lamentou o ocorrido e disse que a atualização do sistema foi enviada para todos os meios de transporte público do estado e que não houve, até o momento, problema em outros modais.
"A RioCard já informou à SuperVia sobre a falha nos seus validadores e esclarece que está apoiando a empresa para a regularização do seu sistema, que está provocando o bloqueio indevido de alguns cartões RioCard. É importante ressaltar que as falhas identificadas no sistema da SuperVia não estão relacionadas ao processo de troca dos novos cartões Riocard Mais", falou em nota.
Enquanto o problema não é totalmente resolvido, a Riocard está fazendo um atendimento exclusivo para os usuários afetados com esse problema na loja da Central do Brasil. "Para os casos em que a solução não é imediata, serão fornecidos cartões modelo Expresso com os valores relativos às passagens necessárias para utilização pelo cliente até a chegada do novo cartão", afirmou.

Fonte: O Dia

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