São Paulo-SP. CPTM espera retirar trens mais antigos de circulação nos próximos meses




O ano de 2019 promete ser um período atípico na gestão das linhas de trens na região metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. No primeiro semestre, a operadora completará a inserção de 65 composições novas, deve receber os novos trens da Linha 13-Jade além da aposentadoria dos antigos 1700.

A renovação da frota é um dos pilares que a companhia e as gestões que estão e estiveram à frente, enxergam como primordial para a melhorias dos serviços, conceito inclusive enfatizado pelo governador do estado, João Doria, em entrevista concedida nesta manhã de quinta-feira, 11 de abril, à radio Jovem Pan.

Durante a entrega de mais novo trem (61º da encomenda atual) para a Linha 7-Rubi, o presidente da empresa, Pedro Moro, disse que até o mês de maio, as últimas unidades do lote de 65 que foram adquiridas em 2013, devem estar levando passageiros. O lote é dividido em duas compras: 35 trens produzidos pela Caf, da série 8500 e outros 30 fabricados pela Hyundai-Rotem, da série 9500.

Com a entrada dos trens, é esperado que os antigos comboios da Série 1700 deixem a cena. Atualmente as composições produzidas pela Mafersa, fabricadas entre o fim dos anos 1970 e o início dos anos 1980, rodam sobretudo na extensão operacional da Linha 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí, mas não é raro ver os velhos de guerra no trecho de maior demanda, entre Francisco Morato e Luz.

Outra novidade que deverá ocorrer ainda neste ano é a chegada dos novos trens da Série 2500, que estão sendo construídos pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira Temoinsa. A expectativa é que já no segundo semestre deste ano, os comboios estejam ligando a capital até Guarulhos, liberando os trens da série 9000 para prestar serviços em outra ferrovia.

Ainda sim, devem sobrar algumas unidades antigas, como os trens da série 2100, em operação na Linha 10-Turquesa, fabricados na década de 70, trazidos da Espanha nos anos 90, e os trens da série 5400, produzidos no final da década de 70, e que em meados de 2013, seis unidades foram adaptadas com 4 carros e receberam novo padrão de identidade visual da CPTM, para operação na Extensão Operacional da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno.

Para tanto, a empresa planeja a compra de novos trens, e os termos de referência estão sendo elaborados. Para a aquisição, a CPTM estuda algumas formas, como um financiamento, um leading, ou até uma PPP-Parceria Público- Privada.

Se os serviços estão sendo melhorados, o passageiro poderá responder com mais clareza. Mas as ações estão, de fato atraindo novos usuários. Entre 2017 e 2018, foram 4,3% a mais de usuários transportados, segundo o relatório integrado da administração relativo da companhia, publicado no Diário Oficial.

As informações são do site Metrô CPTM

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