Grande Vitória-ES. Sistema Transcol fará teste com ônibus Volvo B270F, modelo Gran Via da Mascarello
Foto: Jornal A Gazeta |
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES) vai testar nos próximos dias um ônibus Volvo B270F, modelo Gran Via da Mascarello.
Com aço especial, o modelo Gran Via é considerado pela encarroçadora Marcarello o mais leve do mercado para a categoria 15 metros.
Único chassi 4×2 com motor dianteiro preparado para receber uma carroceria desse comprimento, ele permite a instalação de um terceiro eixo. Para lembrar: o chassi B270F “trucado”, com implemento encomendado junto à Volvo no momento da compra, foi uma das apostas da Volvo na Transpúblico Lat.Bus, onde foi apresentado com carroceria Caio.
A Ceturb informa que o veículo é maior que os convencionais que circulam no sistema Transcol. O diretor de operação da Companhia, Anderson Barbosa, disse ao jornal A Gazeta que a fabricante, a título de divulgação, ofereceu uma amostra para ser testada. O teste terá duração de 30 dias.
Como o Diário do Transporte divulgou em dezembro passado, Feira de Santana, na Bahia, está fazendo testes com o mesmo modelo.
O ônibus teste da Volvo é o que tem maior capacidade de transporte de passageiros da categoria, e eixo traseiro duplo articulado (que se move paralelo ao eixo dianteiro) com suspensão mecânica de molas parabólicas, o que permite viagens mais confortáveis para os motoristas e mais seguras para os passageiros.
Outro diferencial do modelo é o sistema com motor totalmente eletrônico Euro 5 de alta performance, com baixo consumo de combustível (Regulamentação CONAMA Fase V) e intervalos de troca de óleo estendidos que atende a um conjunto de normas regulamentadoras visando a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel.
Trata-se na verdade do PROCONVE P-7, que passou a vigorar no Brasil em 2012. O comunicado da prefeitura diz que o modelo Volvo tem como meta reduzir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%.
O veículo ainda aguarda o cadastro para poder começar a circular.
A Ceturb informa que assim que tudo estiver regularizado o ônibus circulará por linhas troncais.
Fonte: Diário do Transporte
Comentários
Postar um comentário